• Matéria: ENEM
  • Autor: franciscaalimac3565
  • Perguntado 7 anos atrás

Um projeto de reformulação da organização do trabalhoem uma unidade produtiva em funcionamento requera análise do trabalho real. Em uma oficina responsávelpela manutenção preventiva quadrimestral de uma frotacom 90 equipamentos ferroviários, foi comparado o fluxoprescrito com o fluxo realmente executado. Constatou-seo não atendimento das metas de produção e a insatisfaçãodos funcionários devido à elevada carga de trabalho.A programação da revisão se fazia após uma inspeçãoprévia, mas ocorriam atrasos no encaminhamento doequipamento ferroviário para a oficina e não se realizavanova inspeção e reprogramação do equipamento. Essainspeção identificaria novas pendências no equipamentoe possibilitaria reprogramar com rigor o uso dos recursosmateriais e de mão-de-obra, evitando-se desgastes eesperas por material não disponível. Daí, a demanda porHomens-Hora passou de 200 para 280, pois as pendênciasreais corrigidas na revisão se mostraram maiores queas identificadas na inspeção preventiva. Essa situaçãoacontecia reiteradamente. Registrou-se, então, altafrequência de trabalhadores em turnos que faziam horasextras e que dobravam o turno de trabalho.A análise relatada identificou problemas de projeto dotrabalho e problemas de gestão. Qual foi o principalproblema de projeto do processo de trabalho no setorde manutenção?A O cumprimento da programação, pois quando elanão é seguida gera-se aumento do desgaste dosempregados na execução da atividade.B Uma avaliação da variabilidade da atividade a serexecutada sugere uma demanda por uma organizaçãodo trabalho mais flexível.C O número de funcionários era insuficiente para atendera demanda no conserto das máquinas.D A empresa faz a programação sem considerarpossíveis imprevistos que poderiam ocorrer naatividade desenvolvida.E A empresa não determina a repetição da inspeção se oequipamento não chegar na oficina na data combinada

#ENADE

Respostas

respondido por: winederrn
0

Letra C.

A falta de funcionários habilitados para consertar as máquinas da empresa era bem nítida. No próprio texto, podemos verificar esse fato contribuía para a diminuição da produtividade e, consequentemente, o não atendimento das metas idealizadas no processo produtivo.

Ainda, podemos compreender que as falhas na manutenção das máquinas contribuíram para um aumento no número de colaboradores, que passaram de 200 para 280 (com o intuito de aumentar a produtividade).

Força e Honra!

Perguntas similares