O conhecimento do comportamento da madeira sob açãode uma carga é indispensável para seu uso em estruturas.Inicialmente, sem a ação de uma carga externa, a madeirase comporta como um sólido em repouso. A partir domomento em que uma carga começa a ser aplicada sobreela, inicia-se a deformação, e o trabalho realizado ficaarmazenado como energia potencial. Cessando a carga,essa energia é liberada e, até certo ponto, o corpo volta asua condição inicial total ou parcialmente.Considerando o texto acima sobre flexão estática damadeira, analise as afirmações que se seguem.I. O trabalho realizado entre o início de aplicação decarga e o limite de proporcionalidade é reversível,ou seja, se a carga aplicada for retirada, o trabalhoé recuperado.II. A elasticidade da madeira é regida pela lei deHooke e a reta entre o início de aplicação de cargae o limite de proporcionalidade representa a linhaelástica na qual estão estabelecidos os limites decarga e deformação para o cálculo do módulo deelasticidade.III. Os dados de carga no limite de ruptura, deformaçãono limite de proporcionalidade, altura e largurado corpo de prova e a distância entre apoios sãonecessários para o cálculo da resistência máximaem flexão estática.IV. Entre o limite de proporcionalidade e o limite deruptura ocorrem deformações plásticas.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C I e III.D II e IV.E III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A alternativa D) é a correta.
Levando em conta a flexão estática da madeira, temos que, mesmo com a retirada da força de trabalho, da carga, de cima da madeira, muito dificilmente ela irá se recuperar, isso por que a madeira é pouco flexível.
Os dados de deformação no limite de proporcionalidade não fazem parte do calculo, já que é um calculo a parte e que está relacionada a deformabilidade da madeira em relação a cargas de trabalho, e não a sua flexão e limite de ruptura.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás