• Matéria: ENEM
  • Autor: ydadilaia6013
  • Perguntado 7 anos atrás

Na eternidade nada passa, tudo é presente, ao passoque o tempo nunca é todo presente. Esse tal verá que opassado é impelido pelo futuro e que todo o futuro estáprecedido de um passado, e todo passado e futuro sãocriados e dimanam d’Aquele que sempre é presente.Quem poderá prender o coração do homem, para quepare e veja como a eternidade imóvel determina o futuro eo passado, não sendo nem passado nem futuro?Considerando o texto agostiniano, avalie as afirmaçõesa seguir.I. A eternidade não é perpetuidade, a extensãoindefinida do tempo entre o passado e o futuro.II. A eternidade é impossível de ser pensada peloshomens, por serem limitados pelo tempo.III. A eternidade é o que absolutamente não passa,não muda, permanecendo idêntica a si mesma.IV. A eternidade é a medida do tempo, por ser estefinito e limitado por aquela.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C II e III.D I e IV.E II e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

São corretas as afirmativas I e III, é correta a alternativa B.

I é verdadeira, já que Agostinho define o perpétuo como aquilo que está "além do tempo", sendo uma forma de descrever aquele que seria o "'tempo'" de Deus", e o lugar adequado das leis sobrenaturais.

III é verdadeira, sendo a própria natureza de Deus portanto, o que retiraria do conceito de Deus a possibilidade de degeneração (como tudo o que existe no tempo) por meio da mudança, já que um ser perfeito (como seria Deus conceitualmente) só poderia mudar perdendo perfeição.

Perguntas similares