• Matéria: ENEM
  • Autor: NicolasVictor1060
  • Perguntado 7 anos atrás

A Portaria n.º 518/2004 do Ministério da Saúde dispõe sobre os procedimentos e responsabilidades inerentes aocontrole e à vigilância da qualidade da água para consumo humano e estabelece o padrão de potabilidade, bem comodá outras providências.Considere que um Tecnólogo em Saneamento Ambiental recebeu um laudo que retratava a qualidade físico-químicada água de um manancial superficial, cujo objetivo era subsidiar a implementação das operações unitárias necessáriaspara seu tratamento, conforme caracterização expressa por meio dos resultados constantes na tabela abaixoConsiderando os dados apresentados acima e as possibilidades de utilização da água do manancial para abastecimentohumano, analise as afirmações abaixo.I. A principal dificuldade a ser enfrentada é, sem dúvida, a necessidade de remoção de fluoreto emexcesso. O emprego de processos especiais de tratamento como a troca iônica ou a osmose reversapode inviabilizar, economicamente, a utilização dessa água.II. Para remoção do excesso do fluoreto, alternativamente, mistura-se a água com excesso de fluoreto com águasde outras fontes, enquadrando esse parâmetro por diluição, resultando, ainda, em importante economia, pelaeliminação total do consumo de ácido glacial, que é caro.III. A concentração de ferro, associada à cor elevada da água, na ausência de turbidez significativa, leva adificuldades na etapa de coagulação e floculação.IV. Métodos oxidativos, como a aeração ou a cloração, serão necessários, além do uso de polieletrólito, parapromover a melhoria global no processo de floculação.V. O nível de sulfato na água, mesmo aumentado durante o tratamento, não excederá ao padrão de potabilidade,graças ao valor da cor aparente.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e V.C I, III e IV.D II, IV e V.E III, IV e V.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: Danas
2

A alternativa C) é a correta.

O nível de sulfato na água pode exceder o padrão de potabilidade da água, tendo em mente que os sulfatos podem levar a doenças e a competição desse íon com outros que são importantes, como alguns óxidos.

A remoção de fluoretos pode ser feita por flotação, que é o uso de ar para elevar as moléculas solidas que não estão devidamente diluídas, e já na superfície elas podem ser coletadas mecanicamente com um pegador de sujeiras de água comum.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares