Respostas
Explicação:
Um fluido newtoniano é um fluido cuja viscosidade, ou atrito interno, é constante para diferentes taxas de cisalhamento e não variam com o tempo. A constante de proporcionalidade é a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação.
Abrange todos os gases e líquidos não poliméricos e homogêneos.
Ex.: água, leite, soluções de sacarose, óleos vegetais.
Um fluido não newtoniano é um fluido cujas propriedades são diferentes dos fluidos newtonianos, mais precisamente quando a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional à taxa de deformação. Como consequência, fluidos não newtonianos podem não ter uma viscosidade bem definida.
Ex: Um exemplo barato e não tóxico de um fluido não newtoniano pode ser feito facilmente adicionando-se amido de milho a uma xícara de água. Adicione o amido em porções pequenas e misture devagar. Quando a suspensão estiver próxima da concentração crítica — tomando a consistência de um creme de leite — a também chamada propriedade "dilatante" deste fluido não newtoniano se torna aparente.
A propriedade pseudoplástica torna-se evidente na agitação de molho de tomate, onde temos uma diminuição da viscosidade.
Resposta:
Vamos lá!
Explicação:
De acordo a Lei de Newton Fluidos newtonianos é a relação entre a tensão de cisalhamento (força de cisalhamento x área) e o gradiente local de velocidade definida por meio de uma relação linear, sendo a constante de proporcionalidade, a viscosidade do fluido.
Esta classe abrange todos os gases e líquidos não poliméricos e homogêneos. Ex.: água, leite, soluções de sacarose, óleos vegetais.
já os Fluidos Não Newtonianos são relacionados à taxa de deformação e a tensão de cisalhamento que nesse caso, não é constante.
Além disso, os fluidos não newtonianos ainda podem ser classificados em: viscoelásticos, dependentes e independentes do tempo.