Cada gráfico representa uma mola diferente. Qual das molas tem o coeficiente elástico maior, ou seja, qual das molas é mais rígida/resistente à deformações? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Segundo gráfico: à direita
Explicação:
Lembremos que a força que uma mola exerce sobre um objeto fixado em uma de suas extremidades é proporcional ao deslocamento sofrido pela mola. Esse é o motivo pelo qual o gráfico da força versus deslocamento é uma reta. A constante de proporcionalidade é chamada de constante elástica da mola e é denotada pela letra . Portanto, a equação geral que descreve esse sistema físico é .
Digamos que a constante elástica da mola referente ao primeiro gráfico (à esquerda) seja . Portanto a força exercida por essa mola é e a equação desse sistema é:
Eq (1)
O mesmo raciocínio vale para o segundo gráfico (à direita):
Eq (2)
Agora podemos verificar pelas figuras que para um mesmo deslocamento, isto é, a força é maior do que a força , ou seja:
, usando as equações (1) e (2), temos que:
, cancelando em ambos os lados, temos que:
, portanto a constante elástica da mola 2 é maior do que a da mola 1 o que significa que a mola 2 é mais rígida/resistente do que a mola 1.
Para ser mais especifico, suponhamos que as forças indicadas nos gráficos correspondam ao mesmo deslocamento (como isso não está explicito, para ser mais rigoroso, isso passa a ser uma hipótese), ou seja:
, multiplicando por 2, temos que:
Eq (3)
Para a mola 2, temos que:
Eq (4)
Igualando as equações (3) e (4), temos que:
, cancelando o temos que:
, ou seja, a mola 2 é duas vezes mais rígida do que a mola 1.