o que a em comum entre o mito e o pensamento do filosofo Rousseau a respeito da linguagem ?
URGENTE
Respostas
O filósofo Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a tese do mito do bom selvagem, a partir da caracterização metafísica do homem, considerado como ser que possui uma vontade livre, o filósofo passa a elaborar uma ligação teórica do suposto estado puro de natureza até seu extremo contrário, o estado de sociedade.
Rousseau procura demonstrar a origem da desigualdade existente entre os homens. O problema consiste em localizar as razões que teriam levado os indivíduos dispersos no seio da natureza ao estabelecimento do pacto político.
Neste sentido, é inegável a importância da linguagem na evolução humana. O uso da linguagem emerge como algo imprescindível para a transmissão e ensinamento das conquistas adquiridas pelo homem, como para a difusão do uso do fogo, da agricultura, da educação e para o alargamento e exercício da razão.
Para Rousseau, a linguagem, permite que a espécie não se inicie do mesmo ponto, o que torna possível aos homens não serem eternas crianças ao longo dos séculos. A linguagem é também determinante para se pensar o pacto político.
Bons estudos!