As placas tectônicas podem ser de natureza oceânicaou continental. As características das crostas oceânicase continentais são muito distintas, principalmente no quediz respeito a composição litológica e química, morfologia,estrutura, idade, espessura e dinâmica.Quando se fala em dinâmica da Terra, relaciona-se aformação e a atuação das placas tectônicas. Quantoaos limites entre as placas tectônicas, pode-se dizer queestas são divergentes, convergentes e conservativas.Consideram-se limites divergentes aqueles ondeA as placas tectônicas colidem, e a mais densamergulha sob a outra, o que gera uma zona de intensomagmatismo a partir dos processos de fusão parcialda crosta que mergulhou.B ocorrem as fossas e as províncias, a exemplo daPlaca Pacífica, onde existe o chamado "Cinturão deFogo", maior concentração de vulcões do mundo.C se situam as maiores falhas do mundo, como a de SanAndreas, nos EUA, onde a placa do Pacífico se deslocapara o Norte em direção à placa norte-americana.D as placas tectônicas deslizam lateralmente umaem relação à outra, sem destruição ou geração decrostas, ao longo de fraturas, denominadas falhastransformantes.E as placas tectônicas, marcadas pelas dorsais mesooceânicas, afastam-se uma da outra, com a formaçãode nova crosta oceânica.
#ENADE
Respostas
A resposta correta é a letra E) as placas tectônicas, marcadas pelas dorsais meso oceânicas, afastam-se uma da outra, com a formação de nova crosta oceânica.
As placas tectônicas sempre estão em constante movimento uma das outras.
Tal movimentação tende a ocorrer conforme as foças que são provenientes do interior do planeta Terra e que estão presentes especialmente em altas temperaturas.
Tais movimentos tendem a ser bastante lentos e contínuos além de sempre buscarem realizar o que chamamos de limites entre as placas, podendo então causar afastamento ou colisão.
Os resultado desse tipo de transformação fica presente na crosta terrestre, como a formação de montanhas ou de fossas oceânicas.
Bons estudos!
Resposta:
Letra E.
E) as placas tectônicas, marcadas pelas dorsais mesooceânicas, afastam-se uma da outra, com a formação de nova crosta oceânica.
Espero ter ajudado. ;)