A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) define uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) como "toda usinahidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1.000 kW e inferior a 30.000 kW e a áreado reservatório seja inferior a 3 km²" (Resolução n.º 394, de 4 de dezembro de 1998, da ANEEL). Esse tipode aproveitamento hidroelétrico apresenta custo de produção de eletricidade superior ao das grandes usinashidroelétricas, pois o reservatório não permite a regularização da vazão do rio ao longo do ano, de forma que, nosperíodos de estiagem, parte das turbinas ficam ociosas. Por outro lado, nos períodos de maior precipitação e maiorvazão, parte da água passa pelo vertedouro, não gerando eletricidade. Mesmo com essas limitações, as PCHsapresentam vantagens em relação às grandes barragens, principalmente quanto a aspectos ambientais, em especialrelacionados ao tamanho do reservatório e à área de inundação.Acerca desse assunto, julgue os fatores apresentados a seguir, relacionados a aspectos ambientais envolvidos naprodução de hidroeletricidade a partir de PCHs.I. O reservatório reduzido diminui os custos relativos à indenização de propriedades e reduz a área inundada nolocal onde será instalada uma PCH.II. A área inundada pelo reservatório da PCH constitui um problema ambiental, pois a matéria orgânica emdecomposição na água diminui o oxigênio dissolvido.III. As PCHs podem ser instaladas próximas ao mercado consumidor, o que diminui os custos com transmissão deenergia elétrica e os impactos ambientais.IV. A produção de hidroeletricidade é maximizada, pois o reservatório reduzido apresenta maior potencial degeração de energia elétrica.V. O aproveitamento de desníveis significativos do rio resulta em um problema para a piracema da região, o quereduz a capacidade de produção de energia elétrica.É correto apenas o que se afirma emA I e II. B I e III. C II e IV. D III e V. E IV e V.
#ENADE
Respostas
O Brasil é mundialmente famoso por sua riqueza natural. Os reservatórios de água de nosso país destacam-se por seus tamanhos e potências. Assim, a energia hidrelétrica mostra-se ferramenta importante para a garantia do desenvolvimento do país.
I. O reservatório reduzido diminui os custos relativos à indenização de propriedades e reduz a área inundada no local onde será instalada uma PCH.
Correto. Quando se diminui a área a ser inundada, ocorre a redução dos custos de indenização a ser paga para os proprietários que perdem suas terras.
II. A área inundada pelo reservatório da PCH constitui um problema ambiental, pois a matéria orgânica em decomposição na água diminui o oxigênio dissolvido.
Falso. Como a área inundada por uma PCH é menor, há uma coisa positiva neste processo, uma vez que o impacto ambiental é menos significativo.
III. As PCHs podem ser instaladas próximas ao mercado consumidor, o que diminui os custos com transmissão de energia elétrica e os impactos ambientais.
Correto. Os custos e desperdícios de uma usina que se localiza há muitos quilômetros do mercado consumidor, acabam fazendo com que as PCHs sejam opções economicamente viáveis em vários sentidos, inclusive na redução do impacto ambiental.
IV. A produção de hidroeletricidade é maximizada, pois o reservatório reduzido apresenta maior potencial de geração de energia elétrica.
Falso. Há uma perca no potencial gerador de energia elétrica quando estamos falando de PCHs, como o próprio texto sugere.
V. O aproveitamento de desníveis significativos do rio resulta em um problema para a piracema da região, o que reduz a capacidade de produção de energia elétrica.
Falso. Usinas menores incorrem em menores problemas ambientais, o que é uma coisa positiva.
Usinas Hidrelétricas no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/18750165