A conversa de um homem consigo mesmo. De umhomem desdobrado em dois: ele e o seu diário. De umhomem analítico e, ao mesmo tempo, com uns instantestão anti-analíticos de devaneio poético que o diálogo pareceadquirir, por vezes, aspectos quase líricos. Há nas notas ummisto de lirismo anárquico e de tentativa de organização: ade um adolescente e depois de um jovem na sua primeiramocidade a buscar dar alguma ordem aos começos do seupensar, do seu sentir, do seu viver, do seu existir.A reflexão de Gilberto Freyre reproduzida acima dizrespeito a um gênero que vem sendo denominado pelahistoriografia como escrita autorreferencial ou "escrita desi". Acerca das possibilidades de pesquisas abertas aohistoriador, avalie as asserções abaixo.O gênero denominado "escrita em si" tem-se tornadofenômeno editorial e sua documentação engloba cartas,diários, correspondências, biografias e autobiografias e,embora a "escrita de si" seja praticada desde o século XIX,ela adquiriu tratamento acadêmico ao se tornar objeto depesquisa histórica.PORQUEA constituição de centros de pesquisas e documentação,a partir de arquivos privados e pessoais, tanto de homenspúblicos quanto de populares, causou mudanças nasmetodologias arquivísticas no que se refere a abrigo,catalogação e manuseio do documento, bem como no seuuso como fonte histórica.A respeito dessas asserções, assinale a opção corretaA As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.B As duas asserções são verdadeiras, mas a segundanão é uma justificativa correta da primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda, uma proposição falsa.D A primeira asserção é uma proposição falsa, e asegunda, uma proposição verdadeira.E Tanto a primeira quanto a segunda asserções sãoproposições falsas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A proposta apresentada acima representa um novo modelo de escrita acadêmica, o qual tem se tornado cada vez mais efetivo na construção de metodologias arquivísticas no que se refere a abrigo,catalogação e manuseio do documento, bem como no seu uso como fonte histórica.
Com isso, a documentação pública tem sido mais efetiva no recebimento e organização destes arquivos, que contribuem para fontes mais fidedignas e confiáveis, de uma forma geral.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás