• Matéria: ENEM
  • Autor: sofiasalopez19221
  • Perguntado 7 anos atrás

A partir de meados do século XX, a História sofreu umalargamento das noções de objetos, de fontes e demétodos. Nas últimas décadas daquele século, umadas aproximações que a História estabeleceu foi com aAntropologia e com as teorizações que essa disciplinarealiza sobre a cultura.Tomando como pressuposto o conceito de cultura apartir de sua concepção simbólica e o seu uso porparte de profissionais de história que participam deequipes multidisciplinares na realização de inventáriosde bens pertencentes à cultura material, analise asafirmações abaixo.I. A participação de historiadores em inventáriosdesse tipo poderia contribuir com a problematizaçãodas relações sociais no interior das quais os bensforam elaborados/produzidos.II. Os historiadores poderiam também contribuircom as equipes na compreensão da lógica dosimbólico e de como isso se manifesta em tempose espaços específicos.III. Os historiadores estariam aptos a pensar aprodução de tais bens na relação com as demaisdimensões do social, isto é, com a economia, coma política e com a organização social.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.

#ENADE

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
4

E. I, II e III.

A ligação entre História e Antropologia é importante porque permite um maior entendimento sobre a cultura. Dessa forma foi possível realizar estudos acerca da cultura material, com a criação de inventários de bens.

Por meio do trabalho multidisciplinar, a participação de historiadores na criação de inventários de bens para a cultura material trouxe a possibilidade de problematização das relações sociais por meio do bem/bens construídos.

Destaca-se que a contribuição dos historiadores para a criação de inventários também poderia ser feita a partir da compreensão da lógica dos símbolos.

Abraços!

Perguntas similares