Margarete Arroyo (2002), em seu artigo Mundosmusicais locais e educação musical, discute implicaçõespara a Educação Musical no "cruzar de mundos musicaislocais", se referindo à presença, no contexto escolar, deuma diversidade de experiências musicais vivenciadaspelos estudantes. Ela propõe refletir sobre as implicaçõesdas experiências musicais vivenciadas nesses mundospara a prática musical escolar. São pressupostos dessareflexão que nenhuma prática musical é melhor queoutra, mas que cada uma deve ser compreendida no seucontexto de construção e ação (visão relativizadora).Considerando as ideias da autora avalie as afirmaçõesseguintes.I. No Brasil, as correntes teóricas da música queconsideram uma visão relativizadora da cultura sedesenvolveram principalmente a partir da segundametade do século XX.II. A obra didática de Heitor Villa-Lobos, que utilizaversões de cantigas infantis populares, estácontemplada nos pressupostos apresentadospela autora.III. Estudos da Antropologia, da Etnomusicologia e daSociologia contribuíram para o desenvolvimentode um ensino de música com a visão relativizadoraapontada pela autora, pois permitiram acompreensão do sujeito no seu espaço de atuação.IV. O campo da Educação Musical permite estudospara além dos cenários escolares e acadêmicos,pois considera a existência de múltiplos espaçospara a aprendizagem musical.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e IV.C III e IV.D I, II, III.E I, III, IV
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
As correntes teóricas da música, no Brasil, que possuem uma visão relativizadora da cultura se desenvolveram a partir do século XX, especialmente através dos estudos da antropologia e sociologia do ensino.
A educação musical possibilitou que os estudos musicais possam se desenvolver além do cenário escolar e acadêmico, uma vez que os espaços para aprendizagem são plurais.
A alternativa correta é a E – I, III, IV estão certas.
respondido por:
0
Resposta:
I III e IV
Explicação:
Fiz e acertei
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás