a) Descreva as imagens.
b) Embora tenham sido produzidos em países que estavam em lados opostos na Primeira Guerra, o que esses cartazes
têm em comum?
c) O início do conflito foi saudado com entusiasmo nos paises envolvidos na guerra. Na sua opinião, por que foram
necessárlas campanhas como essas durante esse período?
*preciso p hj pfvv da uma ajuda aí
Respostas
A - Na primeira vemos homens, mulheres e crianças marchando juntos, representando o apoio dos familiares aos homens que iam para a guerra, enquanto que na segunda vemos a família de um soldado incentivando-o a lutar na guerra.
B - Têm em comum o fato de usarem os sentimentos familiares dos homens e mulheres de então para incentivá-los a lutar em uma guerra que, na realidade , não defendia os seus interesses.
C - As campanhas de propaganda eram necessários para que o "mito" da "guerra nobre" continuasse vivo, pois assim que os homens chegavam no front o "romantismo" se apagava e viam que aquela guerra era o verdadeiro inferno.
a) A imagem I mostra pessoas de diversas idades, como adultos mais velhos e crianças, além de mulheres ao lado dos soldados. Todos caminham na mesma direção e vários civis, inclusive crianças, portam armas. Na imagem II, duas mulheres e uma criança observam de dentro de uma casa tropas que marcham fora da casa, ao fundo. A frase também demonstra apoio às mulheres que tiveram seus filhos e maridos alistados na guerra: “Mulheres britânicas dizem – vão”.
b) Os cartazes sugerem que a população desses países apoiava a guerra. Por isso, são mostradas cenas que passam a ideia de que homens, mulheres e crianças desejavam a mesma coisa, no caso da Alemanha (na imagem I); e do universo familiar, no caso da Inglaterra (imagem II).
c) Porque a guerra se estendeu além do tempo previsto e suas consequências foram mais dramáticas que o esperado. Como os países envolvidos consideravam-se superiores aos seus oponentes, tinham a expectativa de que a guerra fosse rápida. No entanto, os combates se arrastaram, o número de mortes foi enorme e a necessidade de substituir os soldados mortos e feridos também. Além disso, era necessário manter o apoio da população à ação dos governos que patrocinavam a guerra.