Respostas
Resposta:
Algumas das principais causas para o início do conflito foram:
Imperialismo;
Partilha da África.
Disputas prévias não resolvidas;
Resposta:
imperialismo, pan-eslavismo e nacionalismo (e a corrida armamentista)
Explicação:
Imperialismo: a Alemanha gerou muita tensão em outras nações, pois os alemães haviam se unificado e passaram a buscar colônias e se fortalecer ainda mais, o que prejudicava o interesse de alguns países, como por exemplo a França;
Nacionalismo: a Alemanha liderava o pangermanismo, um movimento nacionalista, um movimento que defendia os ideais alemães. Também havia o revanchismo francês (Guerra Franco-Prussiana, na qual a França foi derrotada e humilhada). A questão nacionalista mais complexa envolvia os Bálcãs (sudeste da Europa). No começo do século XX, eles eram quase inteiramente dominados pelo Império Áustro-Húngaro, arruinado pela multiplicidade de nacionalidades e movimentos separatistas que existiam em seu território.
Pan-eslavismo: essa tensão nos Bálcãs envolvia a Sérvia e a Áustria-Hungria, em relação ao controle da Bósnia. Os sérvios lutavam pela formação da Grande Sérvia. Esse movimento de sérvios era apoiado pela Rússia por meio do pan-eslavismo, um ideal em que todos os eslavos estariam unidos em uma nação liderada pelo czar russo.
Só para deixar ainda mais completo:
devido as diversas tensões apresentadas, as nações europeias fizeram diversas alianças militares, definidas como:
Tríplice Entente: Rússia, Grã-Bretanha e França.
Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália.
esses acordos militares envolviam a proteção mútua entre os países da aliança. Essa grande hostilidade confirmava a aproximação de uma grande guerra. Por isso, as nações iniciaram uma corrida armamentista.
O estopim foi a visita do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, a Sarajevo, capital da Bósnia. Essa visita foi considerada uma provocação e colocou em movimento os grupos nacionalistas que existiam na Sérvia e Bósnia.