1- O que são países desenvolvidos, Subdesenvol-
ido e emergente ?
2 O que é
globalizacão?
3- O que
é ordem
mundial?
Respostas
Resposta:
1 os países desenvolvidos são os que já tiveram evolução industrial o subdesenvolvidos e tem isso só que eles tem que resolver os problemas do país emergente são os países pobres
Resposta: Países desenvolvidos
Países desenvolvidos são nações com elevado desenvolvimento econômico e social. Essa classificação utiliza critérios como grau de riqueza, nível de industrialização e desenvolvimento, Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O desenvolvimento econômico é também um critério preponderante de classificação.
São usados como sinônimos de países desenvolvidos termos como “países industrializados” e “países de primeiro mundo”. Entre esses países, podemos destacar: Noruega, Suíça, Suécia, Austrália, Japão e Estados Unidos.
Características dos países desenvolvidos
Em relação à economia, os países desenvolvidos apresentam um grau de industrialização bastante elevado, com predomínio dos setores industriais terciário (atividades do comércio) e quartenário (serviços baseados no conhecimento e compartilhamento de informação).
Um fator relevante em relação ao desenvolvimento econômico é o Produto Interno Bruto (PIB), que representa o valor monetário de bens e serviços produzidos por um país em um ano, sendo um dos principais indicadores do potencial econômico de uma nação. A renda per capita, que representa a média salarial por pessoa, também é considerada na classificação de desenvolvimento de uma nação. Nos países desenvolvidos, o PIB e a renda per capita são altos, e a distribuição de renda é geralmente homogênea.
Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos
São países com elevado grau de industrialização e alta renda per capita. Apresentam IDH próximo a 1, indicando boa qualidade e expectativa de vida, bem como amplas oportunidades de educação.
São países com baixo grau de industrialização e reduzida renda per capita. Apresentam IDH próximo de 0, indicando baixa qualidade e expectativa de vida, vulnerabilidade econômica e reduzidas oportunidades de educação.
Desenvolvimento econômico
Dominam economicamente outros países e apresentam desenvolvimento econômico estável. Geram receitas por meio do setor industrial.
Apresentam dependência econômica dos países desenvolvidos. A economia é essencialmente agrícola, e suas receitas são obtidas, principalmente, por meio dos setores da agricultura e de serviços.
Países desenvolvidos na América
Os países mais desenvolvidos da América são Estados Unidos e Canadá, os quais apresentam PIBs elevadíssimos. Os Estados Unidos representam cerca de 24% do Produto Interno Bruto Mundial, e seu IDH é de 0,924. Já o Canadá representa a décima maior economia do mundo e é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos.
O que é Globalização?
A globalização é um assunto que se encontra em destaque nos meios de comunicação e, principalmente, nos livros de Geografia. No entanto, muitas análises relacionadas ao tema são pouco esclarecedoras e acabam gerando certa dificuldade de compreensão acerca do assunto.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.
Nova Ordem Mundial
Uma ordem mundial diz respeito às configurações gerais das hierarquias de poder existentes entre os países do mundo. Dessa forma, as ordens mundiais modificam-se a cada oscilação em seu contexto histórico. Portanto, ao falar de uma nova ordem mundial, estamos nos referindo ao atual contexto das relações políticas e econômicas internacionais de poder.
Durante a Guerra Fria, existiam duas nações principais que dominavam e polarizavam as relações de poder no globo: Estados Unidos e União Soviética. Essa ordem mundial era notadamente marcada pelas corridas armamentista e espacial e pelas disputas geopolíticas no que se refere ao grau de influência de cada uma no plano internacional. Este era o mundo bipolar.
A partir do final da década de 1980 e início dos anos 1990, mais especificamente após a queda do Muro de Berlim e do esfacelamento da União Soviética, o mundo passou a conhecer apenas uma grande potência econômica e, principalmente, militar: os EUA. Analistas e cientistas políticos passaram a nomear a então ordem mundial vigente como unipolar.
Entretanto, tal nomeação não era consenso. Alguns analistas enxergavam que tal soberania pudesse não ser tão notável assim, até porque a ordem mundial deixava de ser medida pelo poderio bélico e espacial de uma nação e passava a ser medida pelo poderio político e econômico.