Respostas
O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias.
Os primeiros coronavírus humanos foram identificados na década de 1960.
Atualmente, foi descoberto um novo agente do coronavírus (nCoV-2019) após os casos registrados na China.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 14,5 mil casos registrados em 18 países, com mais de 300 mortes.
Em vista disso, órgãos de saúde e a comunidade científica estão na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.
É uma família de vírus, batizada com nome de SARS - COV2 que provoca infecção nas vias respiratórias de humanos e animais. Essa infecção ficou chamada de COVID-19.
Apareceu pela primeira vez numa cidade da China chamada Wuhan, recentemente, em dezembro de 2019.
Essa infecção se assemelha a uma gripe comum, com febre e tosse, mas principalmente fatal pra quem já tem problemas respiratórios, como os asmáticos.
Não seria fatal se nos países por onde passa tivessem leitos de UTI e respiradouros suficientes para o número de infectados, já que sua transmissão é muito rápida.
É transmitido através de gotículas de saliva, tosse, espirro e catarro.
Não existe tratamento, nem vacina.
A melhor forma de evitar o contágio é o isolamento da pessoa e muita higiene. Recomenda-se lavar as mãos várias vezes por dia e não passar a mão suja nos olhos, nariz, boca, etc.
Tem causado mais morte entre os idosos com mais de 60 anos que já possuem alguma doença como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, doenças autoimunes, etc.
O que tem assustado é que sendo o contágio muito rápido, superlota o Sistema de Saúde dos países por onde passa, não dando tempo de acudir as pessoas infectadas.
Vide em anexo, o percentual de mortos em 18 países do mundo até 24/03/2020.