A condição de independência é fundamental e óbvia para o exercício da atividade de auditoria independente. Entendese como independência o estado no qual as obrigações ou os interesses da entidade de auditoria são, suficientemente,isentos dos interesses das entidades auditadas para permitir que os serviços sejam prestados com objetividade. Emsuma, é a capacidade que a entidade de auditoria tem de julgar e atuar com integridade e objetividade, permitindoa emissão de relatórios imparciais em relação à entidade auditada, aos acionistas, aos sócios, aos quotistas, aoscooperados e a todas as demais partes que possam estar relacionadas com o seu trabalho. (NBC PA 02 – Independência)Considerando que a independência pode ser afetada por ameaças de interesse próprio, autorrevisão, defesa deinteresses da entidade auditada, familiaridade e intimidação, avalie as afirmações abaixo.I. Ameaça de interesse próprio ocorre quando a entidade de auditoria ou membro da equipe de auditoria poderiaauferir benefícios de interesse financeiro na entidade auditada, ou outro conflito de interesse próprio com essaentidade auditada.II. Ameaça de intimidação ocorre quando membro da equipe de auditoria encontra obstáculos para agirobjetivamente e com ceticismo profissional devido às ameaças reais ou percebidas, por parte de administradores,diretores ou empregados da entidade auditada.III. Ameaça de familiaridade ocorre quando, em virtude de relacionamento estreito com uma entidade auditada,com administradores, com diretores ou com empregados, a entidade de auditoria ou membro da equipe deauditoria passa a se identificar, demasiadamente, com os interesses da entidade auditada.IV. Ameaça de autorrevisão ocorre quando o resultado do trabalho anterior precisa ser reanalisado ao seremobtidas conclusões sobre o trabalho de auditoria ou quando membro da equipe de auditoria era, anteriormente,administrador ou diretor da entidade auditada, ou era empregado cujo cargo lhe permitia exercer influênciadireta e relevante sobre o objeto do trabalho de auditoria.V. Ameaça de defesa de interesses da entidade auditada ocorre quando a entidade de auditoria ou membroda equipe de auditoria defende ou parece defender a posição ou a opinião da entidade auditada, podendocomprometer ou darem a impressão de comprometer a objetividade; pode ser o caso da entidade de auditoriaou membro da equipe de auditoria que subordina seu julgamento ao da entidade auditada.É correto o que se afirma emA I e II, apenas.B I e IV, apenas.C III e V, apenas.D II, III, IV e V, apenas.E I, II, III, IV e V.
#ENADE
Respostas
respondido por:
8
E. I, II, III, IV e V.
A condição de independência consiste na maneira em que os auditores devem agir para não se deixar influenciar pelos interesses das empresas auditadas para que assim o seu trabalho seja objetivo.
Portanto o trabalho de independência é fundamental para o resultado da ação. Os auditores não podem se envolver com o objeto analisado, deve ser imparcial.
A ameaça de defesa de interesses ocorre quando o auditor começa a defender os membros da empresa.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás