• Matéria: ENEM
  • Autor: jesleyribeiro6729
  • Perguntado 7 anos atrás

Considere uma economia simples formada apenas porproprietários de terras, capitalistas e trabalhadores, quesó produzissem cereais. A partir dessa premissa, leia aseguinte passagem dos Princípios, de David Ricardo.O produto da terra — tudo que é retirado de sua superfíciepelo emprego conjunto do trabalho, das máquinas e docapital — é dividido entre três classes da comunidade, asaber: o proprietário da terra, o dono do capital necessáriopara o seu cultivo e os trabalhadores que entram com otrabalho para o cultivo da terra. O principal problema daEconomia Política é determinar as leis que regem essadistribuição. [A renda da terra é] a parte do produto daterra que é paga ao seu proprietário pelo uso dos poderesoriginais e indestrutíveis do soloAdicionalmente, sabe-se que a teoria da renda da terra, deRicardo, baseava-se em duas hipóteses: a primeira era a deque a terra era diferente, em sua fertilidade, e que todas asterras poderiam ser ordenadas a partir da terra mais fértilpara a menos fértil; a segunda era a de que a concorrênciasempre igualava a taxa de lucro dos fazendeiros capitalistasque arrendassem terra dos proprietáriosCom base nas premissas e nas hipóteses da teoriaricardiana da renda da terra, avalie as afirmações abaixo.I. A renda da terra surge devido a três fatores:limitação física da quantidade de terra, diferentesqualidades (produtividades) da terra e aumentoda população, o que faz com que se tenha decultivar áreas cada vez maiores.II. Em uma economia na qual não há diferencial deprodutividade entre as terras economicamenteutilizadas, não haverá geração de renda fundiáriano sentido ricardiano.III. A renda da terra mais produtiva decresce à medidaque terras menos férteis vão sendo cultivadas,uma vez que a taxa de lucro geral da economiadiminui em função da menor produtividade dasterras marginalmente ocupadas.IV. À medida que uma economia cresce e terras menosférteis vão sendo cultivadas, ocorrerá diminuiçãoda taxa de lucro e aumento da massa de salários.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: arilsongba
19

A resposta correta é a letra D)

A Renda da terra é, simplesmente, uma categoria da economia política e é referente ao pagamento, por parte dos capitalistas, aos senhorios donos de terras, pelo simples direito do uso da uma determinada terra para a produção de grãos.

O conjunto de formulações dos economistas são conhecidos como teóricos da renda.

Um grande teórico é Adam Smith que conceituou a renda como um pagamento de transferência de classe dos capitalistas à classe de senhores de terra.

Bons estudos!

respondido por: solmengue12
27

Resposta:

Explicação: Corretas

I. A renda da terra surge devido a três fatores:limitação física da quantidade de terra, diferentesqualidades (produtividades) da terra e aumentoda população, o que faz com que se tenha decultivar áreas cada vez maiores.

II. Em uma economia na qual não há diferencial deprodutividade entre as terras economicamenteutilizadas, não haverá geração de renda fundiáriano sentido ricardiano.

IV. À medida que uma economia cresce e terras menosférteis vão sendo cultivadas, ocorrerá diminuiçãoda taxa de lucro e aumento da massa de salários.

Perguntas similares