A maioria dos modelos de crescimento incorpora as instituições em sua estrutura, já que enfatizam vários efeitos dasinstituições econômicas e políticas nas alocações de recursos. (...) Talvez seja ainda mais importante observar quetodos os modelos de crescimento assumem um funcionamento relativamente ordenado do mercado. Adicione a essesmodelos algum grau de insegurança quanto aos direitos de propriedade ou quanto às barreiras à entrada que impeçama atividade de firmas mais produtivas, e aqueles modelos mostrarão que ineficiências consideráveis ocorrerão. Tanto ateoria quanto a empiria causal sugerem que esses fatores institucionais são importantes.Os economistas comumente resumem as variações [do desenvolvimento] entre sociedades como "diferençasinstitucionais" (...) Eu faço distinção entre instituições econômicas que correspondem à política de impostos, à garantiade direitos de propriedade, às instituições em torno de contratos, a barreiras à entrada, e a outros arranjos econômicos,e instituições políticas, que correspondem às regras e regulações que afetam a tomada de decisão política, incluindo"pesos e contrapesos" (checks and balances) contra presidentes, primeiros-ministros, ou ditadores, assim como aosmétodos de agregação de opiniões diferentes de indivíduos em uma sociedade (p.ex., leis eleitorais).Na passagem acima, Daron Acemoglu apresenta a importância de arranjos institucionais econômicos e políticos parao crescimento econômico de uma sociedade. O autor afirma que diversos modelos de crescimento incorporam asinstituições, mesmo que não sejam explícitos nesse aspecto. Buscando avaliar a importância das instituições em outrasreferências teóricas, tratada de forma igual ou semelhante à apresentada por Acemoglu, avalie as afirmações abaixo.I. As instituições econômicas socialmente escolhidas, conforme Acemoglu apresenta, podem criar desincentivospara a ação inovadora promovida pelos empreendedores de tipo Schumpeteriano.II. Da mesma forma que apresentado por Acemoglu, o conceito de mão invisível desenvolvido por A. Smith assumeum arranjo institucional econômico e político que permite, entre outros aspectos, a liberdade comercial e odireito de propriedade privada aos indivíduos.III. O Teorema da Impossibilidade de Arrow não enfatiza a importância de um arranjo institucional político, poisé possível agregar preferências individuais a uma preferência social que seja completa e, ainda, manter atransitividade das escolhas.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.
#ENADE
Respostas
respondido por:
3
Segundo outras teorias e referências sobre a importância das instituições similares a de Acemoglu, a alternativa com as afirmativas corretas é a LETRA C ( I e II, apenas.)
I- A alternativa é correta, afinal Acemoglu nos informa que muitas vezes essas instituições escolhidas já apresentam uma grade estrutural firme, e por vezes apresentam desincentivo aos empreendedores, justamente pelo fato da concorrência.
II- A alternativa está correta, quando vemos o termo "mão invisível" devemos relacionar diretamente ao incentivo do governo as instituições. Esse incentivo propicia mais segurança as empresas que visam ganhar novos mercados e inovar sua grade estrutural e comercial.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás