• Matéria: ENEM
  • Autor: MareuSilva7013
  • Perguntado 7 anos atrás

No Brasil, o regime de metas de inflação foi instituído peloDecreto n.º 3.088, de 2 de julho de 1999, após a adoçãodo regime de câmbio flutuante, em janeiro daquele ano.Desde sua adoção até 2005, a política monetária foiconsideravelmente restritiva: a Selic foi mantida em níveismuito elevados, principalmente se comparada com as taxasde juros internacionais. Nesse período, o PIB apresentoutaxa média de crescimento de apenas 2,3% a.a. e, entre osanos de 1999 e 2003, os preços administrados acumularamvariação de 93%, muito acima da inflação medida pelo IPCA,acumulada em 53% no mesmo período. A partir de 1999,tornou-se claro o efeito perverso da política monetária sobreas contas públicas, ou seja, como o pagamento de juros eramuito alto, verificaram-se deficits nominais superiores a3,5% do PIB, a despeito dos elevados superavits primários,cuja média foi de quase 4% do PIB. Isso ocorreu devido àelevada participação das Letras Financeiras do Tesouro(LFTs - indexadas à Selic) na dívida pública, cerca de 50%.Assim, a manutenção da Selic em níveis elevados resultouem custo financeiro igualmente elevado: a despesa comjuros da dívida foi em média 8,1% do PIB, de 1999 a 2005Considerando as consequências do caráter restritivo dapolítica monetária anti-inflacionária adotada no Brasil edescritas no texto, avalie as afirmações abaixo.I. De 1999 a 2005, a política monetária restritiva e aapreciação da taxa nominal de câmbio reduzirama eficácia do único instrumento utilizado no paíspara estabilizar preços: a taxa de juros.II. De 1999 a 2005, a alta participação das LFTs nadívida pública dificultou a queda da taxa de juros.III. De 1999 a 2003, a indexação de parte do IPCAaos preços administrados, que respondem por,aproximadamente, 30% de sua composição,tornou evidente que parcela considerável dainflação estava fora do alcance da política de jurosdo Banco Central do Brasil.IV. De 1999 a 2003, as informações sobre inflaçãodemonstram que, para assegurar o cumprimentodas metas de inflação, é necessário que os preçoslivres – determinados pelas condições de ofertae demanda – sejam excessivamente represadospara compensar a forte pressão exercida pelospreços administrados sobre o IPCA.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
3

As afirmativas corretas são II, III e IV. Letra E.

O Decreto n° 3.088 de 2 de julho de 1999 foi o responsável por instruir o regime de metas de inflação no Brasil, tal fato ocorreu depois da adoção do regime de câmbio flutuante em 1999.

Podemos observar que de 1999 a 2005, a alta participação das LFTs na dívida pública foi a responsável por dificultar a queda da taxa de juros. E que no período de 1999 a 2003, a indexação partiu do IPCA aos preços administrados que respondiam por cerca de 30% da composição dos mesmos.

Bons estudos!

Perguntas similares