Fizemos o que deveria ser feito. Aniquilamos o mundodiante dos seus ouvidos e destruímos a CBS. Mas vocêsficarão aliviados em saber que tudo não passou de umentretenimento de fim de semana. Tanto o mundo comoa CBS continuam funcionando bem. Adeus e lembrem-se,pelo menos até amanhã, da terrível lição que aprenderamhoje à noite: aquele ser inquieto, sorridente e luminosoque invadiu sua sala de estar é um representante domundo das abóboras e, se a campainha de sua porta tocare ninguém estiver lá, não era um marciano... é Halloween!O trecho acima é a reprodução de um comentário feito porOrson Welles no Dia das Bruxas de 1938, após espantara todos com a leitura do livro de H. G. Wells: A guerrados mundos. Muitos espectadores entraram em pânico,achando que marcianos realmente tinham invadido osEstados Unidos.Considerando essas informações, avalie as afirmações aseguir.I. O conceito de rotatividade da audiência já eracogitado na época da transmissão radiofônicade Welles, em que a recepção era intimista eindividualizada.II. Além da informação, a ambientação sonora éessencial para criar o efeito de dramatização norádio.III. Ao utilizar o formato jornalístico como padrão,Orson Welles explorou a credibilidade que talformato possuía.IV. Na peça radiofônica, Welles misturou elementospresentes no noticiário (o verossímil, a realidadeconvertida em fatos) com elementos específicosda estética radioteatral (a ficção e a dramatização).É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
6
A dramatização nas rádios era comum antes da chegada e popularização da televisão. Para que se tornasse mais realista, era necessário que existisse também a ambientação sonora para que a dramatização fosse melhor compreendida.
A ficção e dramatização da estética radioteatral foram essenciais, especialmente misturadas aos elementos de veracidade, para exploração da credibilidade.
A alternativa correta é a E – II, III e IV são verdadeiras.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás