• Matéria: ENEM
  • Autor: Laurinha5729
  • Perguntado 7 anos atrás

A viagem que nos atrai e nos deixa melancólicosNa estrada o homem está em seu elemento. Ela contempla duas realidades em aparência contraditórias. A do movimentoe a do repouso, porque, sim, toda viagem supõe uma volta, pontos de parada do viajante, pausas intermediárias.A viagem é também a metáfora da mudança — e isso desde a maior entre elas, a de Ulisses, na Odisseia. Mas a obrade Homero é, também, a constatação de que tudo muda, inexoravelmente, mesmo aquilo que não gostaríamos quemudasse. Há, assim, sempre um tom de melancolia na viagem realizada. Ela nos atrai por um lado e nos atira na caraa nossa irremediável finitude, por outro.Há de tudo isso um pouco na leitura que Walter Salles faz do clássico On the Road, de Jack Kerouac. Por isso, talvez,seja inútil esperar uma pegada esfuziante na longa trip de Sal Paradise, Dean Moriarty e Marylou. Há, nessa versão decinema, um tom mais pausado, talvez reflexivo, exatamente onde se esperava mais exacerbação. Com certa razão, poisa viagem da trinca, sob a qual se escondem os nomes dos personagens reais — entre eles Kerouac e Neal Cassady — étambém a viagem de uma geração de ruptura. Pré-hippie, de valorização da bebida, da droga e do sexo como vias deliberação da vida burguesa. Acontece que essa é uma condição dos 1950, revista num 2012 avesso a radicalismos.A releitura leva a marca desse mais de meio século transposto.A respeito do texto reproduzido acima, e considerando as características das diferentes produções textuais presentesno jornalismo impresso, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.I. No texto, o autor expõe sua opinião sobre o filme On the Road, adaptação feita por Walter Salles, para o cinema,do livro de mesmo nome do escritor estadunidense Jack Kerouac.PORQUEII. O texto, caracterizado pela objetividade, é uma crônica com base em argumentos válidos, na qual o autor expressaseu ponto de vista acerca de obras culturais de interesse jornalístico.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.

#ENADE

Respostas

respondido por: maarigibson
1

crônica é um gênero literário onde são feitas breves reflexões a respeito do quotidiano, com linguagem direta e constantemente consta com humor e ironia.  

O texto trazido na questão é um artigo de opinião a respeito de um filme, não uma crônica, pois ele expressa o que achou de uma adaptação cinematográfica.

A alternativa correta é a C – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Perguntas similares