O movimento denominado Psicologia Positiva teve inícioem 1998, quando o psicólogo Martin Seligman assumiu apresidência da American Psychological Association (APA).Segundo ele, a ciência psicológica vinha negligenciandoo estudo dos aspectos virtuosos da natureza humana, oque poderia ser confirmado por uma simples pesquisano banco de dados da PsycInfo. Ao se utilizar a palavrachave "depressão", são encontrados 110 382 artigos entreos anos de 1970 e 2006; ao passo que, na busca com apalavra-chave "felicidade", são encontrados apenas 4 711artigos publicados no mesmo período.A negligência ao estudo dos aspectos positivos e virtuososdos seres humanos pela Ciência Psicológica, de acordocom Seligman (2002), baseou-se, historicamente, nopensamento dominante na Psicologia, direcionado aoestudo dos aspectos "anormais". Parece que o fator maisintrigante no estudo do comportamento humano nãoera representado pela média da população, mas peloimprovável e pelo diferente.Avalie as seguintes afirmações acerca da PsicologiaPositiva, movimento mencionado no texto acima.I. O foco em aspectos positivos do desenvolvimentohumano já era presente nos trabalhos de teóricoshumanistas, tais como Maslow e Rogers.II. A ênfase em contribuir para o fortalecimentode dimensões saudáveis e positivas das pessoasleva esse movimento da Psicologia a afastarse de métodos científicos rigorosos em suasinvestigações e teorizações.III. Esse movimento buscou modificar o foco dosestudos da Psicologia, que deixaria de atuarna reparação do que está errado ou ruim, para(re)construir qualidades positivas, fortalecendo-se,assim, o que existe de mais saudável nos indivíduos.IV. Um dos desafios atuais da Psicologia Positiva é aoperacionalização de instrumentos para avaliar eclassificar as virtudes e as forças pessoais.V. A Psicologia Positiva reconhece que a ênfaseatribuída, nos últimos 50 anos, às patologiasou àquilo que é desviante trouxe importantescontribuições científicas para a Psicologia e paraa capacidade de intervenção em tais problemas.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, III e V.C I, IV e V.D II, III e IV.E II, IV e V.
#ENADE
Respostas
I, IV e V estão corretas.
A psicologia social lida diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas é levada em consideração por alguns pesquisadores, porém, seu funcionamento parte como um único organismo.
Dentro do campo da psicologia social o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.
Resposta:
I. O foco em aspectos positivos do desenvolvimento humano já era presente nos trabalhos de teóricos humanistas, tais como Maslow e Rogers.
IV -Um dos desafios atuais da Psicologia Positiva é a operacionalização de instrumentos para avaliar e classificar as virtudes e as forças pessoais.
V. A Psicologia Positiva reconhece que a ênfase atribuída, nos últimos 50 anos, às patologias ou àquilo que é desviante trouxe importantes contribuições científicas para a Psicologia e para a capacidade de intervenção em tais problemas
estão corretas.
Explicação: