Respostas
Vamos lá!
Eu acho que isso é algo que praticamente todo mundo já deve ter tido pelo menos uma experiência na vida, então espero que entenda.
Escolas em geral, seja ela pública ou particular, sempre existe em algum momento uma atitude desrespeitosa. Ela é movida geralmente por preconceito ou bullying (ou uma leva a outra).
A questão é, quem faz isso acontecer? são realmente sempre os alunos?
Quantas vezes já vimos vídeos na internet de professores pregando religião ou política dentro de sala de aula? praticamente impondo sua opinião sobre alunos que a maioria das vezes não tem coragem para contra argumentar, ou simplesmente não desenvolveram seu senso crítico ainda e acabam por julgar tudo o que um professor fala como verdade.
A verdade que fazer projetos apenas com os alunos sobre bullying, preconceito e seja lá o que mais não tem mais adiantado. Professores, servidores também são humanos e são sim passíveis de atitudes desrespeitosas.
O problema em relação a falta de respeito nas escolas vem não só dos alunos, mas de toda a escola. O que em minha opinião deveria ser feito é pararmos de olhar os alunos como pessoas ruins e que praticam o mal com seus coleguinhas, mas sim, olharmos o ser humano como um todo, como seres ruins que praticam o mal seja lá com que seja.
É óbvio que existe sim casos de bullying entre alunos, é óbvio que existe sim preconceito, e isso deve sim ser resolvido, mas não vai ser com projetos escolares que muitas vezes não funcionam (vulgo PROERD).
Espero ter ajudado!
Expressei minha opinião sobre o que eu acho, é óbvio que você não é obrigado a concordar com isso.
Boa sorte!