Respostas
Resposta:
Explicação:
O jupará é um mamífero com o corpo de 50 centímetros parente dos quatis e guaxinins, é confundido com os primatas, o que lhe rendeu até um apelido de “macaco-da-meia-noite”. O jupará tem uma pelagem em tom marrom avermelhado e é um dos maiores disseminadores de sementes de cacau do país, pois esse é o seu principal alimento, ele usa os dentes e unhas para abrir o fruto do cacaueiro e ingerir as amêndoas que ficam lá dentro. Ao defecar no solo, as sementes se espalham.
Resposta:
Mamífero arborícola e noturno da fam. dos procionídeos ( Potos flavus ), encontrado do México ao Sudeste do Brasil, com cerca de 60 cm de comprimento, cabeça arredondada, orelhas e focinho curtos, cauda longa e preênsil, pelagem densa e macia, de cor marrom-avermelhada ou amarelada [Alimenta-se basicamente de frutos e insetos.].
Um mamífero da família do quati, o jupará. Esse bicho é reverenciado como o grande plantador de cacau. Tudo por uma questão de extremo bom gosto: ele adora cacau. Assim, conta a lenda rural, o bicho ia de árvore em árvore comendo a polpa do fruto e dispersando as sementes.