Fempar-PR) Hidrogênio reage com oxigênio na proporção 1: 8, em massa, para formar água. A partir da reação descrita e completando com valores, em gramas, os espaços preenchidos com X, Y e Z na tabela a seguir, teremos, respectivamente:
Sistema
Hidrogênio
+ Oxigênio
→ Água
+ Excesso
I.
5g
32g
X
Y
II.
7g
Z
63g
4g
a) 32; 1 e 56.
b) 36; 2 e 52.
c) 32; 2 e 56.
d) 36; 1 e 56.
e) 36; 1 e 60.
Respostas
Sistema Hidrogênio+ Oxigênio→ Água+ Excesso.
I 5g 32g 36 1
32 : 8 = 4
Portanto teríamos de ter apenas 4 hidrogênios.
Somando 4 hidrogênios + 32 de oxigênio chegamos ao resultado 36 que é da água. Como a reação tinha fornecido 5 hidrogênios passamos a ter um em excesso.
Sistema Hidrogênio+ Oxigênio→ Água+ Excesso.
II 7g 60 63 4
Somando -se os produtos temos:
63 + 4 = 67
Subtraindo o produto menos o hidrogênio chegaremos ao valor do oxigênio:
67 - 7 = 60
Portanto a alternativa correta é a letra E.
Resposta: Letra (e)
X = 36
Y= 1
Z = 60
Explicação:
- O primeiro passo para resolver qualquer questão de exatas é anotar os dados fornecidos pelo enunciado. No caso em questão temos uma tabela e ele nos fala que o hidrogênio reage com o oxigênio na proporção 1:8. Isso significa dizer que 1 g de hidrogênio reagem com 8 g de oxigênio. Tendo isso em mente e portando da tabela com os respectivos valores podemos começar.
- Um erro muito comum, que até eu mesma cometi ao resolver o exercício pela primeira vez foi olhar as massas de hidrogênio e oxigênio na tabela periódica e fazer os respectivos cálculos me baseando nesses valores de massa, porém este pensamento para esse exercício em específico está equivocado, pois ele já me forneceu a proporção que os elementos reagem entre si. Então, quando eu peguei e olhei os valores de massa na minha tabela eu estava dizendo que meus elementos reagiam na proporção de 1 hidrogênio para 16 oxigênios o que contradizia a proporção que ele me dava, por isso, que de primeira eu errei. Mas voltando a resolução do exercício.
- Começaremos calculando o valor de Y. Como dito anteriormente o exercício nos diz que os elementos reagem entre si com uma proporção de 1:8, então vamos ver com os valores de massa de hidrogênio e oxigênio da tabela quem está em excesso e quem está faltando e, para isso, podemos resolver com uma regra de três.
1g de Hidrogênio -------------------------- 8g de Oxigênio
5g de hidrogênio --------------------------x g de Oxigênio
x = 8 * 5
x = 40
Na regra de três acima fizemos a associação da proporção em que os elementos reagem (1:8) que foi nos fornecida no enunciado com os respectivos valores de massa do hidrogênio fornecidos na tabela, pelo sistema I. Então, concluímos que 5g de hidrogênio devem reagir com 40g de oxigênio. De inicio, podemos concluir que o oxigênio está em falta, pois a tabela nos disse que teríamos apenas 32 g de oxigênio. Repetiremos o mesmo processo para o Oxigênio:
1g de Hidrogênio -------------------------------- 8g de Oxigênio
x g de hidrogênio -------------------------------- 32g de Oxigênio
8x = 32
x= 4 g
Por meio do calculo acima percebemos que os valores de hidrogênio fornecidos pelo sistema 1 excede o valor necessário. Então, concluímos que o Hidrogênio está em excesso com isso podemos calcular o valor de Y ( que representa a massa em excesso)
massa de excesso (Y) = massa do hidrogênio do sistema - massa necessária
Y = 5 - 4
Y = 1
- Agora podemos achar a massa da água. Baseando-se nos cálculos acima percebemos que para 32g de oxigênio são necessárias para somente 4 g de hidrogênio. Então, teríamos que a massa da água é:
massa da água: massa do hidrogênio que reagiu + massa de oxigênio
massa da água = 32 + 4
massa da água = 36g
Então, fazendo uma releitura do sistema I perceberemos que ele nos diz o seguinte: 4 gramas de hidrogênio reagiram com 32 gramas de oxigênio me dando 36 gramas de água mais um excesso de 1 grama de hidrogênio.
Agora que resolvemos o sistema I vamos resolver o sistema II, para encontrarmos os valores de Z.
- Resolveremos ele com uma regra de 3 também.
1 g de hidrogênio --------------------------- 8g de oxigênio
7g de hidrogênio ---------------------------- x g de oxigênio
x = 8 * 7
x = 56g de oxigênio são necessárias para reagirem com 7g de hidrogênio.
Note que 56g de oxigênio reagem, porém a questão nos diz que há um excesso de massa equivalente a 4g, que no caso vêm oxigênio. Então, teríamos que:
massa de hidrogênio = 56 gramas que reagiram + 4 em excesso
massa de hidrogênio = 60g
Uma outra alternativa para encontrar o valor da massa de oxigênio para o sistema II é:
- Reproduzindo o sistema II abaixo, teríamos o seguinte:
7g de hidrogênio + x gramas de oxigênio -> 63g de massa da água + 4g de excesso:
7 + x = 67g (juntando massa de água e excesso)
x (que é nossa massa de oxigênio é) = 67g - 7g
x = 60g de oxigênio.
Espero ter conseguido lhe ajudar nessa questão. Lembre-se que a chave da vitória é nunca desistir.