Respostas
A teoria da abiogênese (a = prefixo de negação, bio = vida, gênese = geração; geração da vida sem vida) diz que seres vivos nascem a partir de uma "força vital", que faz os organismos brotarem do nada. Por exemplo, sapos nasceriam de pedras e, em um pedaço de carne, moscas nasceriam da carne.
Já a biogênese (bio = vida, gênese = geração; geração da vida a partir da vida) diz que a vida surge a partir da vida. Ou seja, é necessário um ser vivo progenitor para que, a partir dele, nasça outro ser vivo.
Vale lembrar que existe a teoria da abiogênese química, que prega o surgimento da vida no planeta a partir de moléculas que se agruparam para formar os primeiros seres vivos.
♡
Existia uma força vital que conseguia fazer uma matéria sem vida gerasse outra matéria sem vida. Nós chamariamos esse efeito de princípio ativo e é interessante pois existia uma "Receita" onde roupas sujas com cantos úmidos + trigo geraria um ser vivo ou até mesmo as carnes gerariam larvas (um animal).
Aqui apenas um ser vivo surge a partir de outro e como essa teoria veio depois, temos os experimentos de Redi, assim contestando a abiogênese. Ele observou essa carne em decomposição e as larvas o que por ele, elas vinham de ovos depositados por moscas então ele tampa um pote e deixa o outro aberto. No final, as larvas eram do ciclo reprodutivo das moscas e a carne continuaria um alimento.