No período entre as duas guerras mundiais, houve intensodebate, no governo Getúlio Vargas, sobre o alinhamentointernacional do Brasil naquela conjuntura. Entre 1930e 1945, a política externa brasileira caracterizou-se peloaproveitamento das brechas geradas pela competiçãoentre os dois sistemas de poder hegemônicos e pela buscados interesses de diferentes setores nacionais.Considerando a política externa do governo Getúlio Vargasno período acima referido, avalie as afirmações a seguir.I. Durante os primeiros anos do governo Vargas, apolítica regional brasileira apresentou dois aspectosimportantes: a participação nas conferências panamericanas e a adoção de política externa voltadapara a mediação de conflitos na América do Sul.II. Durante o governo Vargas, houve aumento dopoder de barganha do governo brasileiro, ou,conforme a definição de Gerson Moura, depragmatismo ecumênico e responsável frente aoscentros hegemônicos emergentes.III. Aproveitando-se do contexto externo, o Brasilalinhou-se aos EUA na II Guerra Mundial eteve como contrapartida os investimentosestadunidenses em setores estratégicos para odesenvolvimento do país.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C III.D I e III.E II e III.
#ENADE
Respostas
respondido por:
3
A resposta correta é a letra D)
O primeiro governo de Getúlio Vargas que aconteceu entre os anos de 1930 e 1945 se tratou de uma negociação sobre alinhamento com os Estados Unidos.
Isso aconteceu em decorrência do próprio processo de negociação, no fim já não havia mais como negociar com o estado de Washington pelo menos não sobre o favorecimento do país.
Com isso, nós temos o cenário pós-guerra, o qual deixou a Europa em ruínas e os Estados Unidos como a única potência política.
Isso fez com que o Brasil tomasse um outro alinhamento podendo apenas firmar aliança com o Washington.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás