• Matéria: Português
  • Autor: marcosgalvaofernande
  • Perguntado 7 anos atrás

Oi! Preciso saber se a letra L quando tem som de U pode ser considerada como semivogal; se assim for, a palavra IGUAL terá um tritongo porque ficará silabicamente separada da seguinte maneira: I-GUAL

Pergunto também sobre a letra M, pois no final de palavras ela tem som de semivogal como em MANTÉM e FALAM. Haverá ditongo no final dessas duas palavras? Obrigado por me ajudar! :)

Respostas

respondido por: Estewes
4

Encontro vocálico é a sequência de sons vocálicos que podem ocorrer numa mesma sílaba (I-gual, cai-xa, pou-co, etc) ou também em sílabas separadas (ra-i-nha, co-e-lho, te-a-tro, etc), certo?

Os encontros vocálicos são classificados em hiato, tritongo e ditongo, mas vamos focar apenas nesses dois últimos. Tritongo é uma sequência formada por uma semivogal, uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba (Pa-ra-guai, sa-guão, quão, etc). Já ditongo é o encontro de uma vogal e/ou uma semivogal numa mesma sílaba (pai, qua-se, dei-xe, etc).

Agora veja bem: Existem muitas palavras com a letra "L" que possuem o som de "U" (i-gual, nor-mal, cen-tral, etc), e também palavras cuja letra final é o "M" e que possuem som de semivogal (man-tém, fa-lam, res-pon-dem, etc), mas as letras "L" e "M" naturalmente não podem ser consideradas vogais/semivogais, pois são consoantes! Encontros vocálicos são obrigatoriamente formados por vogais e/ou semivogais. Quando você for determinar o encontro vocálico nas palavras, para não haver mais essa confusão, priorize primeiro as LETRAS e depois o fonema, ok?

Sendo assim, a palavra "igual" é um ditongo, e as palavras "mantém" e "falam" não possuem encontros vocálicos.


marcosgalvaofernande: Nossa! Que legal! Muito obrigado mesmo! Respondeu tudo o que eu precisava saber! Gratidão! :)
Perguntas similares