Uma secretária tem em mãos o seguinte modelo de cartausado na empresa onde trabalha.Vimos, através da presente missiva, acusar orecebimento de sua correspondência de 15/08/2012,na qual se encontra a solicitação de número 124.Após análise do pedido de V. Sa., comunicamos quenosso parecer é desfavorável.Seguindo o parecer supracitado, cabem as providênciasdescritas em anexo.Tendo havido mudança na administração da empresa, foisolicitado à secretária que melhorasse o texto, de modo atorná-lo mais direto, claro e objetivo. Qual das seguintesopções atende a essa solicitação?A Recebemos sua correspondência de 15/08/2012,com a solicitação de número 124.Após a análise do pedido, comunicamos que nossoparecer foi desfavorável.Para tanto, cabem as providências anexas.B Através da presente, acusamos o recebimento de suacorrespondência de 15/08/2012, com a solicitaçãode número 124.Após a análise do pedido, comunicamos quenosso parecer é desfavorável. Portanto, cabem asprovidências anexo.C Vimos, pela presente, acusar o recebimento de suacorrespondência de 15/08/2012, com a solicitaçãode número 124, e, após a análise do pedido,comunicamos que nosso parecer é desfavorável.Portanto, cabem as providências em anexo.D Comunicamos o recebimento de sua correspondênciade 15/08/2012. Nela, consta a solicitação denúmero 124, onde, após análise, nosso parecer foidesfavorável.Por isso cabem as providências em anexo.E Informamos que recebemos sua correspondênciadatada de 15/08/2012. Ela contém a solicitaçãonúmero 124, que foi analisada e que teve parecerdesfavorável.As providências do parecer estão em anexo.
#ENADE
Respostas
A. Recebemos sua correspondência de 15/08/2012, com a solicitação de número 124.
Após a análise do pedido, comunicamos que nosso parecer foi desfavorável.
Para tanto, cabem as providências anexas.
A carta apresenta na questão é prolixa. Isso quer dizer que apresenta informações muito detalhadas sem necessidade. Consiste em escrever um texto sem objetividade.
Para que um texto seja bom é preciso que ele seja objetivo, breve, sem utilizar palavras em demasiado, pois prejudica o entendimento e cansa o leitor.
Um texto bem escrito não precisa ser super longo. Desde que passe a informação de forma clara e objetiva e que o leitor consiga compreender o mesmo já cumpriu a sua missão.
A carta poderia ir direto ao ponto, sendo reescrita dessa forma:
Recebemos sua correspondência de 15/08/2012, com a solicitação de número 124.
Após a análise do pedido, comunicamos que nosso parecer foi desfavorável.
Para tanto, cabem as providências anexas.
Abraços!