É PRA AMANHÃ PFVVVVV
Classifique os períodos dos parágrafos
1°: Dia de listão é dia de festa. Desde 2012, os ovos não ocupam só as calçadas da doca, mas se misturam com o cheiro das feiras das periferias de Belém e ultrapassam os rios do Pará. Da Terra Firme ao Acará, do Jurunas ao Moju, em cada pedacinho do nosso estado, tem ovo e Pinduca.
3°: A educação nos transforma. Se a classe social e os lugares onde nascemos retiram oportunidades e ditam até onde podemos chegar, a educação abre passagem para um novo caminho. No dia de listão das universidades públicas, tem-se o rompimento de um ciclo para o início de uma nova história cheia de esperanças.
4°: Defender a educação pública é também acreditar na emancipação da classe trabalhadora através da inserção dos filhos das periferias e dos interiores na Universidade. É relembrar das políticas públicas reais e efetivas, do projeto de interiorização e democratização do ensino, que permitiram que as universidades tivessem a cara do povo.
5°: O filho do açaizeiro não vai usar avental, mas sim, jaleco. As periférias de Belém são contagiadas pela alegria de ver os nosso chegando lá. E se querem nos empurrar para a rua esburacada da invisibilidade e marginalização, nós pegamos atalhos rumo a UFPA. Que as universidades se pintem cada vez mais de povo. Que a classe trabalhadora continue brotando no listão para o desespero do burguês. Que a educação pública e gratuira seja sempre emancipadora. Que possamos seguir colhendo, de punho cerrado, as flores que brotam dos chãos da periferia. Dias felizes demais nas quebradas do Pará. Dias para se agradecer por ser daqui. Ainda bem.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a resposta estar no UFA segundo parágrafo único do artigo publicado no ano 2018
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás