• Matéria: ENEM
  • Autor: jsanjcncasnjcak2106
  • Perguntado 7 anos atrás

A classificação das fibras musculares, em vermelhas ou brancas, faz-se de acordo com o metabolismoenergético dominante, a velocidade de contração e a atividade enzimática. Considerando que a coloraçãodas fibras determina a quantidade de glicogênio que será utilizado no exercício, bem como sua funçãofisiológica, avalie as afirmações a seguir.I. As fibras de coloração vermelha têm essa característica devido ao elevado número de mioglobinae, por isso, apresentam capacidade oxidativa elevada. As fibras brancas, por sua vez, possuem forçade contração elevada, contendo grandes quantidades de glicogênio e geram ATP principalmente porglicólise anaeróbica.II. As fibras de contração lenta possuem pequena quantidade de mitocôndrias, o que lhes confere menorresistência à fadiga. Por outro lado, as fibras de contração rápida possuem grandes quantidadesde mitocôndrias, o que promove aumento na velocidade de remoção do lactato sanguíneo e,consequentemente, produz maior resistência à fadiga.III. Na prática dos exercícios físicos, as fibras vermelhas são mais recrutadas por maratonistas enquantoas fibras brancas são mais recrutadas por velocistas.É correto o que se afirma emA II, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D I e III, apenas.E I, II e III.

#ENADE

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
3

D. I e III, apenas.

As fibras musculares são classificadas em vermelhas ou brancas. Sendo que as vermelhas, também chamadas de tipo I, têm como características o ganho de energia por meio do ácido graxo.

Isso ocorre devido a fosforilação oxidativa, além de um alto índice de mioglobina, que nada mais é que uma proteína cuja cor é vermelha.

Por sua vez, as fibras musculares brancas são classificadas como tipo II e sua característica é obter energia por meio da glicose com pouca mioglobia.

Abraços!

Perguntas similares