Síndrome metabólica é o termo empregado para designar um conjunto de fatores de risco de origemmetabólica que estão associados à mortalidade por diversas causas. Embora a síndrome metabólica sejacaracterizada por grande variedade de fatores, há consenso na literatura sobre os seguintes componentes:intolerância à glicose, hipertensão arterial, deslipidemia e obesidade central. Esses problemas de saúde, porsua vez, estão relacionados diretamente a distúrbios alimentares e sedentarismo. Programas de exercíciosfísicos associados a mudanças de hábitos alimentares têm apresentado resultados satisfatórios no tratamentoda síndrome metabólica. O esquema a seguir apresenta o conjunto de alterações decorrentes da prática deexercícios físicos.ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription, 8th ed, Lippincott, Willians & Wilkins, inc., USA, 2010 (adaptado).O tipo de treinamento que promove as adaptações descritas acima e a sequência na qual estas adaptaçõesocorrem são, respectivamente,A aeróbio de intensidade moderada combinado com resistido; aumento do VO2 máximo, redução docolesterol LDL e aumento do HDL, redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra, melhora dasensibilidade à insulina e diminuição da hipertensão arterial.B aeróbio de intensidade leve; melhora da sensibilidade à insulina, aumento do VO2 máximo, redução docolesterol LDL e aumento do HDL, redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra e diminuiçãoda hipertensão arterial.C aeróbio de alta intensidade combinado com resistido; redução da gordura corporal, baixa perda de massamagra, melhora da sensibilidade à insulina, diminuição da hipertensão arterial, aumento do VO2 máximo,redução do colesterol LDL e aumento do HDL.D resistido de intensidade moderada; redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra, melhorada sensibilidade à insulina, diminuição da hipertensão arterial, aumento do VO2 máximo, redução docolesterol LDL e aumento do HDL.E resistido de alta intensidade; melhora da sensibilidade à insulina, diminuição da hipertensão arterial,aumento do VO2 máximo, redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra, redução do colesterolLDL e aumento do HDL.
#ENADE
Respostas
A. A aeróbio de intensidade moderada combinado com resistido; aumento do VO2 máximo, redução do colesterol LDL e aumento do HDL, redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra, melhora da sensibilidade à insulina e diminuição da hipertensão arterial.
A síndrome metabólica envolve uma série de fatores de risco que estão relacionadas à mortalidade em diferentes aspectos, tendo a sua origem metabólica.
Ela envolve riscos a hipertensão arterial, obesidade central, deslipidemia (colesterol alto) e intolerância à glicose.
Por isso é recomendado que as pessoas comecem a ter o hábito de praticar exercícios físicos, pois eles permitem resultados satisfatórios nesses casos.
Exercícios de aeróbio de intensidade moderado combinado com resistido permitirá um controle glicêmico, redução da gordura corporal, diminuição da hipertensão arterial.
Abraços!