Os pacientes com queimaduras de grandeextensão, ou grandes queimados, podem desenvolvercomplicações sistêmicas severas, entre elas ainsuficiência renal aguda (IRA) do tipo pré-renal, coma consequente redução do fluxo plasmático renal e doritmo de filtração glomerular devido à hipovolemia.Nesse caso, é importante que o enfermeiro conheçaessa patologia, no que diz respeito aos parâmetrosclínicos e laboratoriais, a fim de intervir precocementena melhoria do prognóstico, que apresenta mortalidadeao redor de 50%.Considerando as informações apresentadas, entreos parâmetros clínicos e laboratoriais que devem sermonitorados nesses pacientes, incluem-seI. controle rigoroso de diurese e nível doclearence de creatinina.II. controle hidroeletrolítico e dosagem de ureiaplasmática.III. controle de drogas vasoativas e enzimashepáticas.IV. controle da volemia e avaliação deosmolalidade e sedimento urinário.V. parâmetros hemodinâmicos e dosagens deeletrólitos.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B IV e V.C II, III e V.D I, II, III e IV.E I, II, IV e V.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
As afirmativas corretas são I, II, IV e V. Letra E.
As complicações sistêmicas severas podem ser desenvolvidas por pacientes com queimaduras de grande extensão, ou grandes queimados, em que podemos citar a insuficiência renal aguda (IRA) do tipo pré-renal.
Considerando os parâmetros clínicos e laboratoriais que devem ser monitorados em tais pacientes são o controle rigoroso de diurese, nível do clearence de creatinina, controle hidroeletrolítico e dosagem de ureia plasmática.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás