Um paciente de 64 anos de idade foi internado no setor de clínica cirúrgica de um hospital, empós-operatório imediato de cirurgia de ressecção transurretral de próstata (RTUP), decorrente de diagnósticomédico de hiperplasia prostática benigna. No histórico pré-operatório, estavam registradas como principaisqueixas do paciente a frequência aumentada da micção, com diminuição do volume e da força do jato urinárioe a sensação de que a bexiga não tinha sido totalmente esvaziada, acompanhada por infecções recorrentesdo trato urinário. O paciente encontra-se com irrigação vesical de três vias, com aspecto de sangramento vivo.Considerando o quadro apresentado, avalie as afirmações a seguir.I. A RTUP é o procedimento cirúrgico mais utilizado nas cirurgias prostáticas, sendo realizada por meiode endoscopia, em que um instrumento cirúrgico e óptico é introduzido diretamente através da uretrana próstata, que é visualizada diretamente e removida por partes com uma alça de corte elétrica.II. No pré-operatório, os cuidados de enfermagem a serem prestados ao paciente consistem,basicamente, no controle da ansiedade, no alívio do desconforto, na orientação acerca doprocedimento e nos cuidados pós-operatórios, além dos preparos físicos comuns realizados namaior parte das cirurgias gerais.III. As principais complicações possíveis de ocorrer que devem ser avaliadas regularmente pelo enfermeiro,nesse processo são: hemorragia, infecção, trombose venosa profunda, obstrução do cateter vesical ecomplicações em sua retirada, além de disfunção sexual.IV. Em relação ao sistema de drenagem vesical, o paciente apresenta sangramento vivo relacionado àlesão cirúrgica que se encontra irrigada, cabendo ao enfermeiro controlar o balanço hídrico entre aquantidade infundida e a drenada da bexiga, bem como avaliar a redução do sangramento.V. Nos casos de obstrução da sonda, a principal causa geralmente é a formação de coágulo de sangue,que deve ser retirado com infusão de anticoagulantes diretamente no sistema de infusão, para permitirque fique pérvio, devendo-se também usar furosemida, para aumentar o volume urinário.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I, III e V.C II, IV e V.D III, IV e V.E I, II, III e IV
#ENADE
Respostas
respondido por:
16
A resposta correta é a de letra e) I, II, III e IV.
A última afirmativa é a única errada, pois, na maioria dos casos quando a sonda é obstruída pela criação de coágulos sanguíneos (que é realmente o fator mais comum) o que se é feito para desobstruir nessas situações é o uso do líquido de irrigação, com cerca de 50ml até 60ml.
Outro fator que também está incorreto é o uso do remédio furosemida, que ajudaria nesse processo desobstrução, porém ele funciona como um diurético e que pode fazer com que urina do paciente se acumule dentro da sua bexiga.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
respondido por:
9
Resposta:
resposta correta corrigido pelo desafio nota máxima I,II,III e IV.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás