Um paciente de 69 anos de idade, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo IIe sobrepeso, encontra-se no pós-operatório de revascularização do miocárdio. A intervenção cirúrgica foide urgência. No 1º dia de pós-operatório (PO), o paciente encontrava-se no leito, sem suporte ventilatório,lúcido, e obedece aos comandos vagarosamente. Ao exame físico foram verificados pressão arterial de110 x 75 mmHg, frequência respiratória de 23 irpm, SpO2 de 94%, crepitantes bibasilares. Sinais e sintomasde tontura ao sentar, tosse com desconforto na região esternal e edema 3+ em extremidades de membrosinferiores. Uma nova avaliação no 5º dia de PO mostrou diminuição da mobilidade, da força muscularperiférica, da capacidade, da resistência aeróbica, da ventilação e do equilíbrio.Considerando o caso clínico descrito, avalie as afirmações a seguir.I. No pós-operatório imediato, a intervenção consiste de movimentos amplos para membros superiores,associados a padrões ventilatórios de inspiração abreviada e aspiração quando necessário, e deprograma de exercícios equivalentes a 3 a 4 METS.II. A curto prazo, do 1° ao 5° dia de PO, a fisioterapia enfatiza técnicas que utilizam respiração profunda,tosse, desobstrução brônquica, supervisão e incentivo à mobilização precoce e saída do leito, marchaestacionária, programa de exercícios equivalentes a 2 a 3 METS.III. A partir do 3° dia de PO, a movimentação da posição deitada para a sentada deve ser feita sob a mínimasupervisão; maior supervisão para o equilíbrio e locomoção ativa, exercícios ativos livres e calistênicos deMMSS e MMII e programa de exercícios equivalentes a 3 a 4 METS.IV. No decorrer do programa de reabilitação, a tolerância aos exercícios deve ser aumentadagradativamente; os exercícios respiratórios e a independência no autocuidado devem ser mantidos;o controle e a intervenção cardiorrespiratória devem ser baseados nos seguintes parâmetros: FC derepouso, pressão arterial e escala de esforço percebido.É correto apenas o que se afirma em:A I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV
#ENADE
Respostas
Avaliando o caso de um paciente de 69 anos de idade e as informações sobre a intervenção cardiorrespiratória, a alternativa com a opção correta é a LETRA E.
II- A afirmativa é correta, pois o paciente apresenta uma idade avançada e dificuldades para respirar, sendo assim a execução de exercícios respiratórios nos dias iniciais, é essencial para que no futuro o mesmo possa realizar os exercícios propostos de forma segura.
III- A opção é correta, porque nos mostra o espaço de autonomia que deve ser dado, e a forma correta de se fazer a supervisão.
IV- A afirmativa é correta, pois explica como a reabilitação é um processo gradativo, o paciente está tentando recuperar suas funções. Deve-se despertar a autonomia do paciente mas tudo sobre supervisão. Os exercícios respiratórios devem ser direcionados ao autocuidado.
Resposta:
Alternativas II, III E IV
Explicação:
Correção no ava