Paciente do sexo feminino de 57 anos de idade, nuligesta, menopausa há 3 anos, procura o pronto-socorro comqueixa de sangramento vaginal há 6 meses, tendo apresentado piora há 1 dia. Os episódios de sangramentovaginal eram inicialmente esporádicos, tornando-se mais frequentes nos últimos 30 dias, com piora apósrelações sexuais. A paciente encontra-se obesa (IMC = 39 kg/m2), diabética, hipertensa, em uso de captopril emetformina. Traz resultado de colpocitologia oncótica realizada há 2 meses, demonstrando atipias em célulasescamosas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásico.A partir desse quadro, a conduta inicialmente indicada para o caso éA realizar ultrassonografia transvaginal para investigar câncer de endométrio.B realizar colposcopia com biópsia dirigida para investigar câncer de colo uterino.C realizar histerectomia abdominal total para minimizar os riscos de câncer de colo e endométrio.D prescrever anti-inflamatórios para sangramento uterino disfuncional e repetir colpocitologia após 6 meses.E prescrever estrogenioterapia para melhorar a atrofia vaginal e repetir a colpocitologia após melhora dosangramento
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa A) é a correta.
A conduta inicialmente indicada para o caso é a realização de ultrassonografia transvaginal para investigar massas cancerígenas de endométrio.
O câncer de endométrio é perigoso, principalmente na idade da paciente, pois pode precisar de cirurgia, além da quimioterapia e da radioterapia.
A colpocitologia oncótica é um exame que visa a identificação de células cancerígenas, e mesmo sem revelar a presença de células neoplásicas, revelou uma atipia celular.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás