Respostas
Resposta:
ok
Explicação:
sinestesia - figura de palavra que consiste em agrupar e reunir sensações originárias de diferentes órgãos do sentido: visão, tato, olfato, paladar e audição.
Veja exemplo: “O sol de outono caía com uma luz pálida e macia”.
Metáfora - Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo.
exemplo 1 - Amor é fogo que arde sem se ver.
exemplo 2 - Vi sorrir o amor que tu me deste.
-
corrigindo metonímia- é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, dada a sua contiguidade (e não a similaridade) material ou conceitual com outra palavra. Trata-se de uma substituição lógica de um termo por outro, mantendo-se, todavia, uma proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
exemplo:
1 - Autor pela obra:
Gosto de ler Machado de Assis. ( Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)
a obra literária de Machado de Assis.)2 - Inventor pelo invento:
a obra literária de Machado de Assis.)2 - Inventor pelo invento:Édson ilumina o mundo. ( As lâmpadas iluminam o mundo.)
3 - Símbolo pelo objeto simbolizado:
Não te afastes da cruz. ( Não te afastes da religião.)
ironia - A ironia é uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar. Na Literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.
exemplo
"nossa, muito obrigado, você me ajudou muito", quando por exemplo, alguém não se mostra interessado em te ajudar de verdade.
antítese- A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos.
exemplo: o ódio e o amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".