Um beneficiário de 61 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo 1, sem comparecer às consultas médicas e de enfermagem há 1 ano e 3 meses, chega ao ambulatório em busca de atendimento, pois está sentindo sede intensa, urinando muitas vezes ao dia, fadiga, mal-estar, falta de apetite, náuseas e dor abdominal. Ao examiná-lo constata-se glicemia de 320 mg/dl, pele desidratada e hálito cetônico. O exame físico mostra, ainda, diminuição dos pelos da perna, diminuição do pulso tibial posterior, extremidade dos pés com aparência pálida e fria. Sobre a situação acima descreva: a) Características do Diabetes Mellitus; b) Diferença entre o Diabetes Mellitus Tipo 1 e Tipo 2; c) As complicações do Diabetes Mellitus que o paciente pode estar apresentando.
Respostas
Resposta:
a) É uma doença auto-imune, tendo como consequência, uma disfunção do sistema-imunológico em que ele ataca as células-beta, que produzem a insulina, hormônio que controla o nível de glicose no sangue. Assim a glicose fica parada na corrente sanguínea, sem ser transportada para as células, por isso é necessário o uso da insulina em alguns casos.
b) DM 1 (Diabetes melitus 1) é mais comum em jovens, ela ocasiona a falta da produção total ou parcial de insulina produzida pelo pâncreas. É necessário o uso de medicamentos neste caso.
DM 2 (Diabetes melitus 2) é mais comum na idade adulta, onde a pessoa é muito sedentária e não se alimenta bem. Ao invés de injeções diárias, é necessário um uso constante de comprimidos, e uma monitoração menos rígida da glicose, e a pessoa precisa manter um bom peso.
c) Essas complicações são chamadas de cetuasidose, ela é comum quando o indivíduo mantém altas taxas de glicose no sangue por um longo período de tempo.As cetonas são ácidos que se acumulam no sangue e aparecem na urina.Níveis elevados de corpos cetônicos podem envenenar o corpo. Quando os níveis ficam muito altos, têm-se a cetoacidose diabética. Isso é uma emergência médica e deve ser tratada imediatamente. A cetoacidose diabética ocorre mais comumente em pacientes com diabetes tipo 1, mas também acontece em pacientes com diabetes tipo 2.
Espero ter ajudado você e muito, boa sorte na sua vida e em seus estudos ;)
Qualquer dúvida ou correção pode contar comigo!