Respostas
Vou te ajudar nisso, ñ estudo mais pesquisei a sua dúvida, espero que ajude...
"O que é Química
A Química é a ciência que estuda as transformações, junções ou desdobramentos de substâncias. Calma! Não pense que isso só ocorre naqueles laboratórios mirabolantes, com mistura de produtos coloridos, efervescentes, seguido de uma explosão. Pelo contrário. A Química está mais presente na nossa vida do que imaginamos. Quando cozinhamos alimentos, fazemos um chá ou café, andamos de carro ou até quando acendemos um fósforo!.
Aliás, supõe-se que foi assim que começou a Química: quando o homem primitivo aprendeu a "produzir fogo" e cozinhar seus alimentos.
Química na Atualidade
A Química tem dois lados: um bom e outro mau. Os aspectos positivos mostram-se quando surgem novas vacinas e remédios, automóveis, rádios, televisores, computadores, quando surgem substâncias úteis à vida, à saúde. O lado negativo manifesta-se na poluição dos rios, lagos, oceanos, solo, ar e nos seres vivos. Mas como isso é possível? Para cada ação, há uma reação: quando fabricamos automóveis, estes produzem um gás tóxico, prejudicial à saúde; quando usamos agrotóxicos contra pragas (o próprio nome já diz que é tóxico), estes impregnam nos alimentos que comemos, como verduras e legumes, intoxicando nosso organismo; o CFC de refrigeradores, aerossóis, ar-condicionados, usado para resfriamento de gases e outras utilidades, destrói a camada de ozônio, responsável pelo filtramento dos raios ultra-violetas, responsáveis pelo surgimento do câncer de pele.
Química Como Garantia de Vida
A Química, enquanto for usada para o bem, garante que vivamos cada vez melhor. Porém, somente quando for usada bem. Seus efeitos são catastróficos quando o uso for irresponsável. A bomba atômica foi inventada para fins pacíficos e, no entanto, que razão existe para o invento de uma bomba com fins pacíficos? Com certeza, Richard Phillips Feynman (o inventor da bomba) não a inventou para o mal. Tanto assim, que ganhou até o Prêmio Nobel da Paz. A seguinte afirmação é minha, baseada na ainda pouca experiência que (por enquanto) tenho sobre o assunto: "Enquanto o homem não compreender o verdadeiro significado da vida, ou o valor dessa, e continuar a usar a Química como arma contra si próprio, auto-destruindo-se não entenderá o tão alto poder benéfico da ciência, pois estará cego pela sua ganância. De que adianta remédios senão para curar doenças geradas por nós mesmos? Do que adianta conhecer a fórmula da água, substância fundamental à vida, se cada vez mais está sendo poluída? Somente quando o homem tiver consciência do que faz, e por que faz, é que ele saberá o real significado da Química".
Como a Química pode auxiliar essa garantia de vida. Assim como não vivemos sem a Química, ela também não vive sem nós. É só manuseá-la corretamente. Fabricar carros e ônibus não poluentes, produtos não tóxicos (esse papo "não contém produtos químicos" é furada, pois tudo é formado por matéria química), tomar cuidados com os produtos de limpeza comprados e tomar cuidado também com os alimentos que produzamos, ou compramos (a cozinha, só por curiosidade, também é um laboratório químico, pois ocorrem reações químicas, quando fazemos um bolo, misturamos alimentos, tentando uma receita mirabolante, quando preparamos um suco ou colocamos o leite para ferver, congelar e descongelar o frango, etc.).
Como nós podemos auxiliar essa garantia de vida. É simples. Como qualquer um sabe, cada um deve impedir que o lixo chegue a rios, lagos e oceanos, deve colocar filtros em automóveis e chaminés, evitar o uso de produtos tóxicos na agricultura, não comprando nada que obtenha o gás CFC, etc. Mas é fácil falar. É preciso agir.
Estudando a química, cada um pode descobrir coisas que, na maioria das vezes os olhos não vêem, mas são essenciais à vida."