A: qual fator econômico representa uma vantagem competitiva no mercado internacional para os países mencionados no texto?
B: a partir das informações fornecidas no texto, explique como as empresas se beneficiam da estratégia espacial da produção tendo por base a internacionalização.
C: qual é o efeito desse processo para os países que recebem as empresas multinacionais?
Respostas
1. As principais vantagens competitivas relacionadas com tal mercado internacional nos países citados está relacionada com a presença de uma mão de obra evidentemente mais barata do que na China.
2. As empresas apresentam grandes benefícios diante de tal forma de produção porque por meio da mesma, pode implementar suas indústrias em regiões que apresentam maiores vantagens econômicas, com menores custos.
3. Esse processo corrobora para o desenvolvimento econômico de tais países que anteriormente, estavam distanciados do meio produtivo.
Resposta:
a) O fator econômico que apresenta uma vantagem competitiva no mercado internacional é o custo baixo da mão de obra.
b) De acordo com o texto, as empresas se beneficiam das estratégias de internacionalização já que optam por se estabelecerem em regiões que apresentam uma maior vantagem de produção, com baixo custo de mão de obra.
c) O principal efeito desse processo em países que recebem empresas multinacional é de inserção na cadeia produtiva vigente.
Explicação:
a)
Explicação
O texto aborda a ideia de uma Ásia que está em crescimento, uma Ásia que pode ser hoje comparada com a China de 1990. Grande parte dessa afirmação se consiste no valor da mão de obra do típico operário de fábrica desses países.
b)
Explicação
A internacionalização de empresas é um conceito que se refere a uma tática empresarial de crescimento econômico. Ou seja, uma empresa busca uma atuação geográfica exterior ao seu país de origem a fim de obter benefícios superiores diante da competitividade.
c)
Explicação
Países que não participam do mercado econômico capitalista vigente acabam, muitas vezes, prejudicando seu crescimento econômico e cultural, já que a globalização é um dos efeitos do mercado capitalista.