Respostas
Resposta:
Para muitos autores, o Período Napoleônico é entendido como uma continuidade do processo revolucionário francês; outros, no entanto, assinalam que o 18 de Brumário, por seus desdobramentos, representou uma ruptura com os ideais liberais de 1789, e mesmo com os ideais mais radicais e socialmente mais avançados no Ano II.É o início do governo de Napoleão Bonaparte na França, onde ficou mundialmente conhecido. Esse período, para fins didáticos, geralmente é dividido em três etapas:
Consulado (1799 - 1804)
Império (1804 - 1814)
Governo dos 100 dias (março e junho de 1815)
Resposta:
Era Napoleônica foi dividida em três fases: o consulado, o império e o governo de cem dias.
Explicação:
- O Consulado (1799-1804)
A principal característica deste período é a de se assemelhar a uma república. Napoleão garantiu a estabilidade econômica da França, além de consolidar o capitalismo a fim de combater com a Inglaterra.
- O Império (1804-1814)
Com o apoio do povo, através de um plebiscito, a França entrava em um regime monárquico do qual Napoleão seria o Imperador.
As principais características desse período foram as constantes guerras externas, o que fez com que a França chegasse a sua maior extensão territorial até então e tivesse o exército mais poderoso de toda a Europa.
- O Governo dos Cem Dias
Cerca de um ano depois de sua ida a Ilha de Elba, Napoleão consegue fugir e retorna à França. Sob os festejos de ex-soldados, governa o último dos períodos napoleônicos: o governo de cem dias.
Após nova derrota na Batalha de Waterloo, em 1815, os ingleses decretam seu novo exílio na Ilha de Santa Helena, na África, onde permanece até sua morte, em 1821.
; )