Paciente do sexo feminino de 65 anos de idade,com antecedente de hipotireoidismo primário,compensado com 75 mcg de levotiroxina em jejum,vem evoluindo com osteoporose pós-menopausae, devido ao risco de fraturas, foram prescritosalendronato sódico 70 mg (em jejum uma vez porsemana, uma hora antes da levotiroxina) e carbonatode cálcio 500 mg (antes do café e do jantar). Após 30dias, a paciente evoluiu com piora da astenia e fadiga.Os exames atuais mostram: hemoglobina = 13,1 g/dL;hematócrito = 39,1%; TSH = 8,1 µU/mL (VR = 0,4 a 4,0);T4Livre = 0,8 ng/dL (VR = 0,8 a 2,0ng/dL).A conduta recomendada nesse caso éA suspender o alendronato sódico.B suspender o carbonato de cálcio.C reduzir a dose do alendronato sódico.D modificar o horário do alendronato sódico.E modificar o horário do carbonato de cálcio.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
E) modificar o horário do carbonato de cálcio.
A questão apresenta o quadro de um paciente que possui antecedente de hipotireoidismo, em que ocorreu a compensação com 75 mcg de levotiroxina em jejum, mas que apresentou evolução a osteoporose pós-menopausa.
Para evitar o risco de fraturas, ocorreu a prescrição de alendronato sódico 70 mg, mas o paciente apresentou uma piora da astenia e da fadiga. Sendo assim, a conduta mais recomendada consiste na modificação do horário do carbonato de cálcio.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás