Um paciente do sexo masculino de 22 anosde idade procurou atendimento em uma clínicaodontológica, por apresentar dente superior comsensibilidade a variações térmicas. Após exameclínico, foi verificada, no dente 25, uma lesão cariosacom cavidade (MOD) e inflamação gengival. O exameradiográfico periapical evidenciou extensa árearadiolúcida coronária, sugestiva de lesão de cáriepróxima à câmara pulpar e limite cervical da cavidadedistal a 1,0 mm da crista óssea alveolar.Na situação descrita, que procedimentos clínicosdefinitivos devem ser executados, a fim de sereestabelecerem as funções do dente?A Raspagem subgengival, capeamento pulpardireto com hidróxido de cálcio PA e restauração.B Proteção do complexo dentina-polpa comcimento de hidróxido de cálcio, restauração eraspagem subgengival.C Capeamento pulpar indireto com hidróxido decálcio PA, restauração e cunha interproximalcom osteotomia.D Cunha interproximal sem osteotomia,capeamento pulpar indireto com cimento dehidróxido de cálcio e restauração.E Cunha interproximal com osteotomia, proteçãodo complexo dentina-polpa com cimento dehidróxido de cálcio e restauração.
#ENADE
Respostas
respondido por:
5
O enunciado descreve a avaliação de um paciente de 22 anos com lesão no dente 25 e inflamação gengival, a afirmativa correta sobre o caso é a LETRA E.
Para que a função do dente volte a ser como era antes, será necessário o procedimento "Cunha interproximal com osteotomia" que visa restaurar as cavidades abertas e remover a papila que pode estar gerando a inflamação gengival.
Após isso o procedimento realizado é a proteção do complexo dentina-polpa com cimento de hidróxido de cálcio e restauração, para solucionar a lesão do dente 25 e "tapar os buracos" digamos assim.
respondido por:
1
Resposta:
Cunha interproximal com osteotomia, proteção do complexo dentina-polpa com cimento de hidróxido de cálcio e restauração (CORRETA)
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás