As transformações societárias que ganharamimpulso a partir de 1970 trouxeram mudanças aomundo do trabalho provocadas pelas requisições docapital no bojo do projeto neoliberal. No entanto,as transformações não se esgotaram no âmbitoprodutivo, mas alcançaram a totalidade social. Talfenômeno foi sentido com intensidade nas chamadassociedades tardio-burguesas, ou periféricas.O modelo neoliberal em sociedades periféricasdesenvolveu-se tendo como pressupostoI. a privatização do patrimônio do Estado,transferindo riquezas nacionais ao grandecapital.II. o pleno emprego, em decorrência daampliação exponencial do processo produtivoindustrial e do setor de serviços.III. a flexibilização da produção e das relaçõesde trabalho, alterando as configuraçõestayloristas-fordistas e reduzindo os direitostrabalhistas.IV. a desregulamentação das relações comerciaise financeiras, resultando na flexibilizaçãodas proteções comerciais-alfandegárias e naliberalização dos fluxos financeiros.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e IV.C III e IV.D I, II e III.E I, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
43
A alternativa E está correta.
O estado neoliberal possui uma política voltada para o enfrentamento da pobreza prioritariamente emergencial, ou seja, focalizada e reduzida à assistência.
A desconstrução do Estado de Bem Estar Social mostra a incompatibilidade entre a dinâmica capitalista e a supressão da pobreza e da desigualdade.
Essa desconstrução indica que o capitalismo contemporâneo se mostra cada vez menos capaz de viabilizar reformas de ampliação de direitos sociais.
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás