A genética e o melhoramento animal vêmtransformando, para melhor, a realidade dapecuária de corte brasileira. Uma das ferramentasmais eficientes à disposição dos pecuaristas éa Diferença Esperada na Progênie (DEP). Essaferramenta permite prever o desempenho das criasde um dado reprodutor, comparado ao desempenhodas crias de todos os reprodutores incluídos noprograma de avaliação genética, acasalados comvacas semelhantes. Suponha um animal "A" comDEP 15 kg; outro animal, "B", com DEP 7 kg; e aindaoutro animal "C" com DEP de -5 kg, para o peso àdesmama. Essas DEPs significam queA os filhos do touro A terão em média 8 kg a maisdo que a média dos filhos do touro B, e 20 kga mais do que a média dos filhos do touro C,enquanto os filhos do touro B terão em média12 kg a mais do que a média dos filhos do touro C.B os filhos do touro A, em condições de ambientesemelhantes às verificadas na avaliação dessestouros, serão, em média, 15 kg mais pesados dosque os do touro B, e os filhos do touro B, 7 kgmais pesados do que os do touro C.C os filhos dos três touros, A, B e C, serão em média,aproximadamente, 6 kg mais pesados do que amédia de touros da mesma raça avaliados em outrosprogramas de melhoramento genético animal.D o touro A deve ser o escolhido como touromelhorador no programa por possuir uma DEPpara peso à desmama superior em 15 kg emrelação às DEPs dos touros B e C.E o touro A deve ser o escolhido como touromelhorador por possuir DEP para peso àdesmama superior em 8 kg em relação aos outrosdois touros avaliados
#ENADE
Respostas
Alternativa A está correta!
1) Para responder esse problema, devemos ter em mente que DEP (Diferença Esperada na Progênie) proporciona encontrar valores positivos e negativos para cada característica produtiva do animal.
2) Assim, o DEP têm como função encontrar a diferença entre animais, logo o conceito da DEP implica em alguma comparação entre indivíduos.
3) Logo, dados os animais A, B e C e seus respectivos DEPs teremos as seguintes diferenças:
De A para B = 15kg para 7kg = 8kg de diferença;
De A para C = 15kg para -5kg = 20kg de diferença;
De B para C = 7kg para -5kg = 12kg de diferença;
4) Por fim, analisando as diferença teremos que os filhos do touro A terão em média 8 kg a mais do que a média dos filhos do touro B, e 20 kg a mais do que a média dos filhos do touro C, enquanto os filhos do touro B terão em média 12 kg a mais do que a média dos filhos do touro C.
Resposta:
LETRA A
Explicação:
Os filhos do touro A terão em média 8 kg a mais do que a média dos filhos do touro B, e 20 kgs a mais do que a média dos filhos do touro C, enquanto os filhos do touro B terão em média 12 kg a mais do que a média dos filhos do touro C.