O êxodo rural provoca sérios problemas sociais,estruturais e econômicos nos lugares para os quaisos "retirantes" se deslocam. Na maioria das vezes,os retirantes se deparam com problemas piores queaqueles enfrentados em sua terra natal. De fato, nosúltimos 40 anos, a população brasileira inverteu sualocalização. Hoje mais de 75% da população viveem meios urbanos. Desses, mais de 15 milhões sãomigrantes de outras regiões do Brasil, com famíliasinteiras vindas dos quatro cantos do país, quechegam aos grandes centros com a ilusão de umavida melhor.Essa realidade se deve principalmente àRevolução Verde, braço na Revolução Industrialno campo, que teve seus reflexos mais drásticosa partir dos anos de 1930. Nas décadas de 50 e60 do século XX, acentua-se a crise do setor rural,consequência do processo de industrialização do País,dentro da estratégia de substituição de importaçõesConsiderando o texto acima, avalie as afirmaçõesseguintes.I. A modernização da agricultura brasileira foiinduzida pelo processo de industrializaçãodo país, ou seja, pela política econômica dogoverno entre 1950 e 1970, que favoreceua indústria em detrimento da agricultura,reforçando o poder das cidades e acelerandoo fenômeno econômico-social chamadoêxodo rural.II. A modernização da agricultura foi planejadapensando-se o longo prazo e não noimediatismo, na qual o trabalhador passa depapel ativo e integral do artesão para o de umtrabalhador parcial na manufatura, até atingira passividade do operário, que apenas vigia amáquina.III. O êxodo rural é um dos maioresresponsáveis pelo crescimento desordenado,principalmente dos grandes centros urbanos,pois famílias de agricultores saem do camposem ter condições de competir no mercadode trabalho urbano, que requer mão-de-obracom qualificação profissional.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C III.D I e II.E I e III
#ENADE
Respostas
O gabarito é dado pela letra E.
I. A modernização da agricultura brasileira foi induzida pelo processo de industrialização do país, ou seja, pela política econômica do governo entre 1950 e 1970, que favoreceu a indústria em detrimento da agricultura,reforçando o poder das cidades e acelerando o fenômeno econômico-social chamado êxodo rural.
CERTO. Naquele momento histórico (entre 1950 e 1970), a agricultura brasileira passou a ser beneficiada com máquinas agrícolas (tratores e implementos fabricados nas indústrias da Região Sudeste) que facilitavam e davam agilidade aos trabalhos realizados no campo.
II. A modernização da agricultura foi planejada pensando-se o longo prazo e não no imediatismo, na qual o trabalhador passa de papel ativo e integral do artesão para o de um trabalhador parcial na manufatura, até atingira passividade do operário, que apenas vigia a máquina.
ERRADO. Na verdade, a modernização da agricultura brasileira foi uma consequência da pressão mundial pela industrialização, que era fundamental para a fabricação de bens de consumo em várias áreas da economia. Nessa direção, o Brasil é considerado um país de industrialização tardia (segunda metade do século XX).
III. O êxodo rural é um dos maiores responsáveis pelo crescimento desordenado,principalmente dos grandes centros urbanos,pois famílias de agricultores saem do campo sem ter condições de competir no mercado de trabalho urbano, que requer mão-de-obra com qualificação profissional.
CERTO. Porque o êxodo rural contribui para o crescimento populacional não planejado, o que dá espaço para o aumento das desigualdades e problemas sociais, como o desemprego.
Vá e vença!