Muitos autores definem a ética profissional comoum conjunto de normas de conduta que deverão serpostas em prática no exercício de qualquer profissão.A ética profissional estuda e regula o relacionamentodo profissional com sua clientela, visando à dignidadehumana e à construção do bem-estar no contextosociocultural onde exerce sua profissão. A ética nãose restringe à descrição de costumes ou hábitos dediferentes povos. O objeto real da ética vai além dosentido etimológico. A ética procura princípios quedirijam a consciência na escolha do bem e concentrasua atenção na vontade humana (como a lógica,na inteligência), porque o objetivo da ética é o atohumano, que é produzido pela vontade.No sentido de atender às exigências éticas das práticasprofissionais de trabalho, o tecnólogo em radiologiaA pode realizar imagens complementares semcomunicação com a equipe médica.B pode, com autorização, informar apenas parte doresultado do exame ao paciente.C deve permitir o acompanhamento de pacientes,independentemente de sua faixa etária oucondição clínica.D poderá fornecer ao paciente quaisquerinformações a respeito do diagnóstico final,quando solicitado.E deve informar o paciente acerca do procedimentoa ser realizado, esclarecendo sobre os possíveisriscos
#ENADE
Respostas
Vamos analisar as alternativas e ver quais são as que condizem com o codigo de ética de um profissional Radiologo:
A pode realizar imagens complementares sem comunicação com a equipe médica.
Falso, não é recomendado eticamente que um profissional atuando em grupo venha a agir de forma independente.
B pode, com autorização, informar apenas parte do resultado do exame ao paciente.
Falso, não se deve esconder informações do paciente, o que se deve ocultar é diagnosticos que não estejam dentro da área de formação do radiologo, para não causar panico desnecessario.
C deve permitir o acompanhamento de pacientes, independentemente de sua faixa etária ou condição clínica.
Falso, existem condições onde o procedimento pode apresentar risco ao paciente, nestes casos deve-se buscar outras formas de tratamento.
D poderá fornecer ao paciente quaisquer informações a respeito do diagnóstico final,quando solicitado.
Falso, pelo artigo 6º do codigo de ética do radiologo, não se deve informar ao paciente mais do que o que está dentro de sua formação para julgar, ou seja, pode-se manter informações para que seja analisada por outro profissional para que não gere panico.
E deve informar o paciente acerca do procedimento a ser realizado, esclarecendo sobre os possíveis riscos.
Verdadeiro, o paciente deve estar ciente do procedimento afiim de evitar eventuais acidentes.