Respostas
Resposta:
As massas territoriais do planeta estão e sempre estiveram em constante transformaçao, sobretudo pela ação dos agentes endogenos. No passado, a estrutura geológica do planeta era apenas um aglutinado de continentes - a chamada pangeia - com a ação tectonica e os processos endógenos esses territórios foram se afastando até chegarem à conjuntura atual que permanece em constante transformação
Resposta:
Explicação:
e acordo com a teoria da Deriva dos Continentes, a cerca de 200 milhões de anos atrás havia um só bloco continental: a Pangea (ou Pangéia, em português). Segundo a teoria formulada em 1915 pelo meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener, o grande continente cercado por um único oceano, o Pantalassa, foi se dividindo lentamente até formar os continentes como os conhecemos hoje.
Wegener formulou sua teoria ao verificar que diversos fósseis de animais e vegetais eram encontrados em continentes distantes, como por exemplo, fósseis de plantas tropicais encontrados em uma ilha no Ártico. Outro argumento utilizado por ele se refere ao contorno dos continentes que pareciam se encaixar, ou ainda, à aparente ligação entre grandes estruturas geológicas como as Terras Altas Escocesas e os Montes Apalaches na América do Norte.