Respostas
Resposta:
Durante o governo do imperador Justiniano, a cidade de Constantinopla vivenciou uma revolta, a Revolta Nika, que resultou na morte de 30 mil pessoas no ano de 532. A revolta tinha como pano de fundo as corridas de cavalos disputadas no Hipódromo de Constantinopla, mas foi também uma forma encontrada pela população para expressar sua insatisfação com o governo de Justiniano.
A população de Constantinopla tinha um grande interesse em disputas esportivas, e uma das modalidades mais prestigiadas eram as corridas de carros puxados por cavalos. O acompanhamento dessas corridas levou os habitantes da cidade a se dividirem na torcida a dois grupos principais que disputavam a modalidade esportiva: os verdes e os azuis, cores que os corredores ostentavam em suas blusas.
Mas as torcidas também acabaram se transformando em partidos. Os verdes representavam os altos funcionários e a plebe, incluindo os comerciantes, os artesãos e a população mais pobre, constituindo a torcida mais numerosa. A torcida dos azuis era composta pelos grandes proprietários de terra e pela ortodoxia religiosa. Além da oposição no apoio às equipes que disputavam as corridas, a divisão incluía divergências políticas e religiosas, o que gerava brigas pelas ruas da cidade em certos momentos.
É só dar uma resumida☺️